Atletismo Leonino vai disputar Copa Ibérica
18 Jun, 2021
Participação e organização conjunta entre campeões de Portugal e Espanha
A equipa de atletismo do Sporting Clube de Portugal vai participar na primeira edição da Copa Ibérica, que junta os Leões, actuais campeões nacionais, ao CA Playas de Castellón, emblema campeão espanhol em masculinos, para decidir de que lado da Península Ibérica ficará o troféu. Os dois clubes, referências de relevo no atletismo europeu, unem-se também na organização da competição, que se realizará no dia 29 de Junho na cidade de Castellón, em Valência, Espanha.
Com oito provas masculinas e femininas, esta competição inserida no meeting de Castellón será para os vários atletas o último evento que poderá dar acesso aos Jogos Olímpicos de Tóquio.
A Copa Ibérica foi apresentada esta sexta-feira numa conferência de imprensa, no auditório Artur Agostinho do Estádio José Alvalade, que contou com a presença de José Carlos Reis, director técnico e operacional para as modalidades do Sporting CP, Carlos Lopes, director do atletismo Leonino, e ainda com Jorge Vieira, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).
Depois de divulgado o vídeo de apresentação da Copa Ibérica, Carlos Lopes começou por dizer que esta oportunidade só foi possível pela "amizade existente há muitos anos entre os dois clubes", reforçando que "é sempre bom para o Sporting CP estar presente em competições além-fronteiras".
O director da modalidade Leonina acredita que a Copa Ibérica será "aliciante", não só porque permitirá que os atletas "mostrem e avaliem as suas capacidades”, mas também porque representa uma oportunidade para o atletismo verde e branco entrar "na onda dos grandes resultados" que o Sporting CP tem vivido este ano no plano internacional.
Por sua vez, depois de destacar a "história ímpar" e "a cultura de alto desempenho" dos Leões na modalidade, Jorge Vieira, presidente da FPA, enalteceu o papel "muito importante" que este tipo de encontros têm "no desenvolvimento do atletismo", dando os parabéns aos dois emblemas que se uniram na organização, antes de deixar um repto: "que outros [eventos] se sigam, sobretudo para os mais jovens".
José Carlos Reis, director técnico e operacional para as modalidades do Sporting CP, apontou nesse mesmo sentido, considerando que este tipo de provas são uma oportunidade para “captar jovens para as nossas modalidades, não só para a alta competição, mas também para camadas jovens", começou por dizer, antes de abordar a vertente estratégica do evento para o Clube.
"Este intercâmbio permite a evolução dos nossos atletas e proporciona a afirmação do Sporting CP", sublinhando ainda que "tudo faremos para organizar e acolher mais eventos desportivos internacionais e o repto que nos foi lançado é que este seja alternado um ano em cada país".
Por fim, seguindo o exemplo de outras modalidades, José Carlos Reis também reforçou a intenção de ver o atletismo a contribuir, mais uma vez, para as conquistas internacionais do Sporting CP: "Tem sido um ano fantástico e nós temos de aproveitar este ambiente de vitória para criar mais, pensando que há sempre muito por fazer".