Evelise Veiga fora da final do salto em comprimento
23 Jul, 2022
Atleta Leonina foi 15.ª na qualificação
Evelise Veiga, atleta do Sporting Clube de Portugal, não conseguiu qualificar-se para a final do salto em comprimento nos Campeonatos do Mundo de atletismo, que estão a decorrer em Eugene, Oregon, nos Estados Unidos da América (EUA).
Um salto de 6,54 metros logo no primeiro ensaio ainda permitiu sonhar durante o início do concurso no grupo A, mas a portuguesa não conseguiria melhorar a sua marca – seguiu-se um salto de 6,41m e um nulo - e ficaria afastada das 12 melhores que seguiram para a final. Assim, nesta sua segunda participação em Mundiais, Evelise Veiga acabou por ser oitava classificada no grupo A e 15.ª na geral da qualificação – a dez centímetros da 12.ª e última apurada, a brasileira Letícia Melo.
A saltadora verde e branca de 26 anos vinha de bater o seu recorde pessoal, em Junho, fixando-o em 6,74 metros – apenas um centímetro menos do que a marca de qualificação para a final em Eugene, Oregon.
“Nós acreditamos no apuramento mesmo até ao final. Foi o que eu fiz, entrei para o último ensaio com vontade de conseguir a marca necessária para chegar à final, mas foi nulo. Sinto que dei tudo e deixei lá tudo o que podia”, disse após a prova, citada pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).
Abordando ainda o desenrolar do concurso, Evelise Veiga realçou que esteve “sempre de mente aberta”. “É sempre possível fazer-se mais, não nos devemos limitar. Estive sempre de mente aberta ao longo do concurso, abri com um salto que me deu uma posição confortável, mas tinha a consciência de que tinha de saltar mais para poder estar nas 12 primeiras. Por isso tinha de arriscar nos últimos dois ensaios”, atirou, concluindo: “No segundo a corrida não foi perfeita e por isso foi aquela marca [6,41 m]. Tinha de arriscar tudo no terceiro e sinto que o salto estava lá. Mas foi nulo. Naquele momento não poderia ter feito mais nada”.