Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

29 reforços para os juniores do atletismo

Por Sporting CP
01 Nov, 2022

​Leões e Leoas vão vestir de verde e branco em 2022/2023

A equipa de juniores do atletismo do Sporting Clube de Portugal conta com 29 caras novas para a temporada 2022/2023. A apresentação dos reforços verdes e brancos, que decorreu esta terça-feira no auditório do Pavilhão João Rocha, contou com a presença de Miguel Afonso, vogal do Conselho Directivo com o pelouro das modalidades, José Carlos Reis, director-técnico e operacional das modalidades e, também, Paulo Reis, director-técnico do atletismo Leonino.

“O número impressiona pois são quase três dezenas de jovens, mas temos atletas de velocidade, barreiras, lançamentos, saltos e marcha até ao fundo. Vêm alimentar todos os sectores do atletismo, que é uma modalidade muito versátil e tem equipas muito numerosas. Estamos confiantes de que este ano vamos ter equipas competitivas para os títulos de estrada, pista, pista coberta e corta-mato”, começou por dizer Paulo Reis aos meios de comunicação do Clube.

“Temos atletas internacionais e Campeões Nacionais de juvenis e juniores na época passada. Sendo jovens, vão progredir mais regularmente e passar para outros patamares de rendimento. No início, com treino e dedicação, o processo é bem mais contínuo e muitos vão ser opção para a equipa principal a curto prazo”, frisou, antes de acrescentar: “Isto faz parte da estratégia para que as equipas principais sejam cada vez mais alicerçadas nos escalões de formação do Clube”.

Um dos novos atletas é João Fernandes, de 17 anos, que regressa a Alvalade proveniente da AD Novas Luzes e tem como especialidade o lançamento do dardo. “Estou muito orgulhoso por voltar a este grande clube. Acredito que podemos conseguir grandes resultados esta época”, afirmou o líder do ranking nacional de sub-18 e sub-20, que é também Bicampeão Nacional. “Venho com objectivos muito ambiciosos, pois no Sporting CP vou ter a oportunidade de melhorar o meu rendimento. Venho para ganhar e dar o melhor de mim, nunca penso na prata, mas sim no ouro. A nível colectivo, quero ajudar o clube a conquistar o Campeonato Nacional”.

Também o meio-fundista (800 e 1500 metros) João Pedro Santos, de 17 anos, oriundo do CA Oliveira do Bairro, expressou a satisfação por assinar pelo Sporting CP. “Estou deslumbrado e muito contente. Sempre fui Sportinguista e fazia parte dos meus sonhos e objectivos vestir as cores do meu clube do coração. É o momento certo para representar o Sporting CP pois estou na minha melhor forma”, atirou o vice-campeão nacional de sub-18 e sub-20, antes de frisar em seguida que pretende “representar o Clube da melhor forma a nível nacional e internacional”.  

Já Beatriz Azevedo, de 17 anos, também é meio-fundista (800 e 1500 metros) e estava no CA Oliveira do Bairro. “Estou muito contente por vir para o Sporting CP. É um objectivo de qualquer atleta chegar a este nível e isso deixa-me satisfeita. Queremos sempre fazer melhor do que já fizemos, portanto, além de bater todos os meus recordes pessoais, quero conquistar pódios a nível nacional”, considerou, ela que é terceira do ranking nacional de sub-18 nos 1500 metros, participou no Campeonato da Europa de sub-18 e tem a Leoa Salomé Afonso como “referência”.

Por sua vez, Márcia Maketa, de 17 anos, representava a Juventude Vidigalense e tem vindo a dar cartas no lançamento do martelo. “Fiquei muito feliz e agradecida pelo convite. Vir para o Sporting CP dá-me ainda mais motivação para continuar a lançar”, revelou a segunda classificada do ranking nacional de sub-20 no martelo e vice-campeã nacional de sub-18 no disco e martelo. “A nível individual quero conquistar todos os meus objectivos, lançar longe e ganhar. Em termos colectivos, quero ganhar, ajudar o Clube sempre ao máximo e apoiar todos os meus colegas”.

LISTA COMPLETA DE REFORÇOS

Aaron Gamito (velocidade)
Afonso Matos (velocidade
Beatriz Azevedo (meio-fundo)
Carolina Dias (marcha)
Daniel Salvadinho (meio-fundo)
Diogo Gomes (lançamentos)
Eduardo Neves (lançamentos)
Elin Barros (saltos)
Guilherme Ribeiro (velocidade)
Inês Vicente (saltos)
Joana Barreto (saltos)
Joana Mendes (lançamentos)
João Fernandes (lançamentos)
João Pedro Santos (meio-fundo)
Leonor Dias (velocidade)
Lurdes Oliveira (velocidade)
Lwena Cardoso (velocidade)
Márcia Maketa (lançamentos)
Mariana Câmara (lançamentos)
Marta Trovoada (lançamentos)
Miguel Costa (lançamentos)
Rafael Jesus (saltos)
Rafaela Pereira (saltos)
Rita Figueira (velocidade)
Rodrigo Martins (meio-fundo)
Rui Mineiro (meio-fundo)
Saliu Seidi (velocidade)
Tiago Gomes (saltos)
Tomás Matos (velocidade)