Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Renovações e novos desafios para cinco jovens Leões

Por Sporting CP
24 Jul, 2024

Andriy Dzyalo fica na equipa principal e quatro empréstimos para evoluir

Com um vincado ADN Sporting CP, o projecto do futsal verde e branco continua a preparar o futuro, valorizando a sua formação. Renovados com contratos de longa duração, os jovens Andriy Dzyalo, Tiago Macedo, Bruno Maior, Pedro Santos e Guilherme Cintra reservaram o seu futuro com os Leões e vão conhecer novos desafios em 2024/2025 para continuarem a crescer.

Andriy Dzyalo vai integrar a equipa principal do Sporting CP em 2024/2025, enquanto Tiago Macedo (Córdoba Patrimonio de la Humanidad), Pedro Santos (CR Leões de Porto Salvo), Bruno Maior (CR Leões de Porto Salvo) e Guilherme Cintra (CRC Quinta dos Lombos) serão emprestados para evoluir.

Os cinco jovens futsalistas somam muitos anos de Sporting CP - à excepção de Dzyalo, que chegou em 2023/2024 -, já se estrearam pela equipa principal, venceram títulos na formação e todos fizeram parte da conquista do Europeu de sub-19, em 2023, por Portugal. 

Nas palavras de Rodrigo Pais de Almeida, membro do Conselho Directivo presente no momento das renovações, trata-se de um lote de “jogadores de grande futuro” que “precisam de minutos” e, embora através de caminhos diferentes no imediato, terão “estabilidade para continuar a trabalhar”, frisou. “Acreditamos não só no potencial que têm hoje, mas também que isso se vai transformar em minutos no Sporting CP a curto e médio prazo”, afirmou ainda o dirigente aos meios de comunicação do Clube.

Após a renovação de contrato e um lugar garantido no plantel de 2024/2025, Andriy Dzyalo, de apenas 18 anos, não tem dúvidas de que “o Sporting CP é o melhor sítio para um jogador de futsal”, destacou. Além de prometer “a mesma ambição de ganhar”, garante que “trabalho e muita dedicação” nunca vão faltar, tendo como grande objectivo “aproveitar todas as chances” sob as ordens de Nuno Dias.

Com a companhia, na posição de pivô, de nomes como Zicky Té, Anton Sokolov e, agora, Allan Guilherme, o jovem futsalista só pensa em “aprender muito com eles”, admitiu. “São os detalhes mais mínimos que ajudam um jogador a crescer e é isso que quero fazer”, acrescentou.

Abre-se também um novo capítulo para o ala Tiago Macedo, que depois de ter integrado a equipa principal vai rumar, por empréstimo, ao Córdoba Patrimonio de la Humanidad, o 11.º na última edição do campeonato espanhol.

“É um orgulho renovar a minha ligação com o Sporting CP e estou muito ansioso por este novo desafio, mas acima de tudo preparado”, realçou o futsalista de 20 anos, que vê com bons olhos a sua primeira experiência no estrangeiro.

“Vou para lá sozinho, para uma liga muito competitiva e acho que me vai fazer bem, porque obriga-me a crescer mais rápido a todos os níveis”, perspectivou Tiago Macedo, reforçando também a sua vontade de “voltar mais preparado”.

Já o fixo Bruno Maior, da mesma geração, parte para a sua segunda temporada de empréstimo no CR Leões de Porto Salvo, equipa que terminou a Liga no quarto posto e onde foi opção recorrente (27 jogos e cinco golos).

“Tive muitas oportunidades e acho que trabalhei muito”, considerou, além de realçar a exigência sentida num patamar competitivo superior: “Há que ultrapassar mais desafios. Depois de um momento mau temos de estar a 200%”.

Após prolongar também a sua ligação ao Sporting CP, o fixo de 20 anos qualificou-o como “um momento de muita felicidade” e salientou o valor da aposta do Clube na formação: “Faz-nos acreditar ainda mais. Se fizermos o nosso trabalho e tudo correr bem, voltaremos”.

Desta feita, no emblema de Oeiras, Bruno Maior terá a companhia do pivô Pedro Santos, que aos 19 anos embarca no seu primeiro empréstimo. “Vai ajudar a entrosar-me melhor. Vou para evoluir, ser melhor e voltar rapidamente”, atirou aquele que foi o goleador dos juniores do Sporting CP, actuais Bicampeões Nacionais.

Apesar da sua juventude, afirma-se “preparado para esta experiência na Liga”, sobretudo pela ligação “muito benéfica” que foi tendo com o plantel de Nuno Dias nas últimas temporadas.

Também “em busca de mais minutos para ganhar experiência na Liga”, Guilherme Cintra estará emprestado ao CRC Quinta dos Lombos em 2024/2025. “Estou muito feliz e motivado para os novos desafios que vou enfrentar agora”, projectou o guardião de 19 anos - desde 2015 no Clube -, olhando com confiança para o futuro. 

“Cada um tem o seu tempo para lá chegar [à equipa principal]. Temos de nos focar no importante e trabalhar muito”, sentenciou Guilherme Cintra.