Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto FPA/Sportmedia

Tiago Pereira saltou com sucesso para a final

Por Sporting CP
09 Jun, 2024

Dia 3 dos Campeonatos da Europa de atletismo em Roma

Mais uma jornada de acção nos Campeonatos da Europa de atletismo e este domingo contou com mais uma nova numerosa participação por parte de atletas do Sporting Clube de Portugal em Roma, Itália.

Bem cedo na capital italiana (a partir das 8h00 em Portugal continental), as meias-maratonas deram o tiro de saída para o terceiro dia de competições e acabaram por ser dois atletas Leoninos a assinar as melhores prestações portuguesas, quer na prova masculina, quer na feminina.

Num percurso que atravessou alguns dos locais mais emblemáticos de Roma e terminou já dentro do Estádio Olímpico, Rui Pinto terminou os mais de 21 quilómetros de corrida no 38.º posto e em 1h04’55”.  “Atendendo aos últimos dias, até estava melhor a temperatura, mais agradável, mas o calor e o percurso que não era muito fácil, especialmente na primeira parte, com adversários muito fortes. Tinha um objectivo de ficar nos 20 primeiros, era satisfatório, mas foi o possível. Dei o meu melhor”, disse Rui Pinto, citado pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).

Mais infeliz foi a participação de Hélio Gomes, uma vez que o também corredor verde e branco foi forçado a desistir por lesão praticamente a meio da prova. “Tenho um ferro no pé, de uma lesão antiga, que por vezes dá sinal. Estava muito inflamado e o paralelepípedo da primeira fase da corrida tornou tudo pior”, explicou no final em declarações reproduzidas pela FPA.

Já na mesma distância, mas na vertente feminina, Carla Salomé Rocha brilhou ao fixar um novo recorde pessoal (1h11’42”), registo que resultou num 24.º lugar – também o melhor de entre as atletas nacionais em prova – na sua estreia em meias-maratonas em Europeus. Portugal terminou em sétimo lugar na classificação colectiva.

“Correu bem, fiz o meu recorde pessoal nuns campeonatos muito rápidos, veja-se que a primeira [Karoline Grovdal, da Noruega] bateu o recorde dos campeonatos. Estou satisfeita porque demos o nosso melhor”, considerou a corredora verde e branca também citada pela FPA.

Pouco depois, o saltador Tiago Pereira também cumpriu a sua missão com distinção no concurso de qualificação para a final do triplo salto. Depois de ter conquistado a medalha de bronze no último Mundial em pista coberta, em Roma garantiu à primeira tentativa um lugar na final com um salto de 16,83 metros - a quarta melhor marca do concurso – que o deixou satisfeito.

“As últimas competições têm sido difíceis, mas ontem [sábado], no treino, e hoje, no aquecimento, já comecei a sentir-me bem e a perceber que estava com bons saltos nas pernas. Cumpri com o objectivo e entreguei logo no primeiro salto”, disse o atleta de 30 anos, citado pela FPA, antes de perspectivar a final agendada para a próxima terça-feira: “A ambição é o topo, sempre o topo, o lugar mais alto, sempre. Eu vou para saltar o mais longe possível. Eu vou sempre para o melhor e ganha quem saltar mais”.

Por sua vez, no fim desta manhã, Vera Barbosa esteve em pista nas eliminatórias dos 400 metros barreiras, cruzando a meta em 56”81, um tempo insuficiente para seguir rumo às meias-finais. Nesta sua quarta presença em Europeus, a atleta do Sporting CP foi quarta classificada na primeira série e 17.ª na geral da qualificação.

Já depois de Liliana Cá ter subido ao pódio do Estádio Olímpico para receber a medalha de bronze conquistada ontem, sábado, no lançamento do disco, a representação verde e branca voltou às pistas ao início da noite e em dose dupla nas meias-finais dos 400 metros.

Primeiro, na segunda série, o velocista João Coelho fez-se com uma nova melhor marca pessoal do ano (45”36), mas ficou às portas da final. O atleta Leonino ficou em nono na classificação geral - quarto na série -, sendo que apenas os oito melhores avançaram para a decisão. Logo a seguir, um esforçado Omar Elkhatib, também com as cores de Portugal, percorreu os 400 metros em 45”65 para acabar em 16.º na qualificação – foi terceiro na sua série, a terceira.

Lorène Bazolo foi a responsável por encerrar o dia no que toca à prestação de atletas do Sporting CP, tendo estado em acção - debaixo de chuva - nas meias-finais dos 100 metros, onde não conseguiu seguir em frente. A experiente velocista concluiu a distância em 11”32, resultando num quinto posto na segunda série e uma 17.ª posição geral.

Os Campeonatos da Europa continuam amanhã, segunda-feira, com mais duas actuações Leoninas. Logo pela manhã, Lorène Bazolo vai voltar a correr, desta feita nas eliminatórias dos 200 metros, enquanto Patrícia Silva vai entrar em acção em Roma nas eliminatórias dos 800 metros.

RESULTADOS DOS ATLETAS DO SPORTING CP NO TERCEIRO DIA DOS CAMPEONATOS DA EUROPA DE ATLETISMO

FEMININO

Meia-maratona
Carla Salomé Rocha – 24.ª (1h11’42” – recorde pessoal)

400 metros barreiras – eliminatórias
Vera Barbosa – 17.ª (56”81)

100 metros – meias-finais
Lorène Bazolo – 17.º (11”32)

MASCULINO

Meia-maratona
Rui Pinto – 38.º (1h04’55”)
Hélio Gomes – desistência por lesão

Triplo salto – qualificação
Tiago Pereira – 4.º (16,83m, qualificado para a final)

400 metros – meias-finais
João Coelho – 9.º (45”36 – melhor marca pessoal do ano)
Omar Elkhatib – 16.º (45”65)