Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Sporting CP fecha Campeonatos de Portugal com 17 títulos

Por Sporting CP
30 Jul, 2023

Lorene Bazolo bateu o recorde dos Campeonatos de Portugal na prova de 200 metros

O Sporting Clube de Portugal conquistou, neste domingo, mais oito títulos nos Campeonatos de Portugal, que decorreram na cidade de Braga. No total foram 17 títulos para atletas do Sporting CP – nove no sábado e oito no domingo.  

Lorene Bazolo bateu o recorde dos Campeonatos de Portugal na prova de 200 metros com o tempo de 23 segundos e 6 centésimos. A velocista somou o 6.º título de campeã nacional no currículo. No segundo lugar ficou Rosalina Santos com o tempo de 23 segundos e 64 centésimos. Fechou o pódio outra atleta do Sporting CP: Lurdes Oliveira, com o tempo de 24 segundos e 43 centésimos.   

Mas houve muitos outros êxitos. Também na velocidade e nos 100 metros barreiras, Olímpia Barbosa foi a mais rápida e ganhou a prova com o tempo de 13 minutos e 43 segundos, marca que lhe permitiu ser campeã nacional pela 6.ª vez na carreira.

Nos 800 metros, a Sportinguista Patrícia Silva foi a mais forte. Com o tempo de 2 minutos 3 segundos e 62 centésimos, terminou no 1.º lugar e conquistou o terceiro título nos Campeonatos de Portugal. Por sua vez, Salomé Afonso foi segunda classificada com 2 minutos 3 segundos e 62 centésimos.

No lançamento do dardo feminino, Cláudia Ferreira obteve como melhor marca os 52 metros e 54 centímetros, que lhe permitiram conquistar o Campeonato Nacional pela 6.ª vez, com a também atleta do Sporting CP, Aleida Mendes, a terminar no segundo lugar com um último ensaio de bom nível, fixado nos 44 metros e 75 centímetros.

No lançamento do peso, Jessica Inchude esteve igual a si própria e com excelente nível, bateu toda a concorrência para vencer o concurso, com o melhor ensaio a situar-se nos 18 metros e 17 centímetros, à quinta tentativa. Mariana Bento, especialista de provas combinadas, foi 3.ª, com 12 metros e 50 centímetros.

Ainda nas disciplinas mais técnicas, Tiago Luís Pereira ganhou o triplo salto, com cinco ensaios acima dos 16 metros, o melhor dos quais de 16 metros e 40 centímetros à quinta tentativa.

Ne velocidade, duplo sucesso de atletas do Sporting CP nas provas de estafetas. Nos 400 metros planos e tanto na estafeta masculina, como feminina, ganharam os ‘quartetos’ do Clube. Patrícia Silva, Marta Castro, Carina Vanessa e Lwena Cardoso triunfaram com o tempo de 3 minutos 49 segundos e 99 centésimos. Na estafeta de 4x400 metros, mas nos masculinos, vitória da equipa Leonina constituída por Rodrigo Lima, Rodrigo Caetano, David Garcia e Mauro Pereira, com o tempo final de 3 minutos 17 segundos e 7 centésimos.

Além dos primeiros lugares, houve outros resultados meritórios e que mostraram inclusivamente progressão de atletas. Omar Elkhatib bateu o recorde pessoal nos 200 metros, agora com o tempo de 21 segundos e 26 centésimos. Rodrigo Lima baixou pela primeira vez de um minuto e 50 segundos nos 800 metros e com o tempo de 1 minuto 49 segundos e 84 centésimos e terminou a prova no 3.º lugar, seguido de Tomás Silva, no 4.º lugar, com um minuto 50 segundos e 14 centésimos.

Nos 400 metros barreiras, Vera Barbosa foi segunda classificada com o tempo de 56 segundos e 79 centésimos, seguida de Juliana Guerreiro, com 59 segundos e 3 centésimos.

Também na segunda posição, terminou Edujose Lima no lançamento do disco, com a marca de 54 metros e 59 segundos como o melhor lançamento. André Jidkov foi 6.º com 44 metros e 12 centímetros.

No salto em altura, o atleta do Sporting CP Diogo Oliveira ultrapassou a fasquia a 2 metros e 4 centímetros, registo que ditou o 3.º lugar no concurso, em novo bom desempenho.

Nas corridas de maior distância – os 5 mil metros, 2.º lugar de Laura Taborda e 3.º lugar de Miguel Borges na prova masculina.   

Destaque, por fim, para Artur Terezan, nascido no Brasil, que ganhou a prova de 400 metros barreiras, com o tempo de 50 segundos e 98 centésimos, mas como atleta extra, não foi contabilizado o 1.º lugar para o pódio. Fez a melhor marca pessoal deste ano.

No rescaldo da prova, Paulo Reis, coordenador do atletismo do Sporting CP, fez um balanço muito positivo dos Campeonatos de Portugal: “13 títulos nas senhoras, quatro nos homens e vários destaques. A Liliana Cá e a Lorene Bazolo bateram os recordes dos Campeonatos de Portugal nas provas de lançamento do disco e nos 100 e 200 metros, respectivamente. A Patrícia Silva com a vitória nos 800 metros deu mais um grande passo para estar nos Mundiais de Budapeste, a Salomé Afonso venceu os 1500. Omar Elkhatib bateu recordes e mostrou-se em grande plano e, recordo, é um atleta sub-23. Há várias atletas que continuam a somar títulos consecutivos nas disciplinas em que competem, casos de longevidade e uma nova vaga que está em evolução, como por exemplo a Lurdes Oliveira, que chegou esta época ao Sporting CP e que está a conseguir boas marcas nas provas de velocidade pura. Houve muito bons resultados”.