Hegemonia Leonina nos Nacionais de Estrada continua
24 Set, 2023
Revalidação dos títulos colectivos em masculinos, femininos e juniores masculinos
As equipas de atletismo do Sporting Clube de Portugal voltaram a dar uma demonstração de força nos Campeonatos Nacionais de Estrada e continuam a engrandecer a hegemonia na prova. O Sporting CP vence colectivamente as provas masculina e feminina, em conjunto, desde 2020/2021 e, este domingo de manhã, em Viana do Castelo, o resultado não foi diferente naquela que foi a 30.ª edição da prova.
Em absolutos, os Leões sagraram-se Tricampeões Nacionais de Estrada e as Leoas somaram o sétimo título seguido - desde 2016/2017 que só a equipa feminina verde e branca sobe ininterruptamente ao lugar mais alto do pódio. Além disso, também no escalão de juniores masculinos o Sporting CP revalidou o campeonato, enquanto na vertente feminina a equipa Leonina ficou com o segundo lugar.
Para estes resultados contribuíram as excelentes prestações individuais dos mais de 30 atletas do Sporting CP em competição, sendo que para a classificação colectiva apenas foram contabilizados os três melhores corredores de cada equipa.
Assim, a hegemónica formação feminina venceu com um total de 11 pontos e contou com três Leoas entre as cinco primeiras classificadas: Ana Mafalda Ferreira repetiu o segundo posto do ano passado, sendo seguida por Catarina Ribeiro (4.ª) e Fancy Cherono (5.º), todas muito próximas.
Já na vertente masculina, além do título colectivo (7 pontos), o Sporting CP teve o queniano Vincent Rono a vencer a corrida e Hélio Gomes, no segundo lugar, completou uma grande prova e sagrou-se Campeão de Portugal pela segunda vez na sua carreira – repetiu o feito de 2016/2017. Por fim, o Leão Rui Pinto, que tinha vencido a última edição, chegou pouco depois e terminou como quarto classificado.
Depois, a revalidação do campeonato em juniores masculinos (9 pontos) tornou-se possível graças às prestações de João Santos (2.º), João Vaz (3.º) e Rui Mineiro (4.º) – nos sete melhores estiveram seis atletas Leoninos.
Por sua vez, no escalão de juniores femininos (24 pontos), o quinto lugar de Beatriz Azevedo, o oitavo de Matilde Branco e o 11.º de Carolina Dias não foram suficientes para levar a melhor sobre o Maia AC (nove pontos).
Em Viana do Castelo, a Corrida da Ponte estendeu-se ao longo de 10 quilómetros para todos os atletas, num percurso que atravessou a Ponte Eiffel sobre o Rio Lima e percorreu também algumas das ruas mais emblemáticas da cidade do Alto Minho.
CAMPEONATOS NACIONAIS DE ESTRADA – CLASSIFICAÇÃO COLECTIVA E INDIVIDUAL DOS ATLETAS DO SPORTING CP:
SUB-20 (FEMININO) – 2.º lugar (24 pontos)
5.º Beatriz Azevedo (39’00)
8.º Matilde Branco (42’15)
11.º Carolina Dias (49’35)
SUB-20 (MASCULINO) – 1.ª lugar (9 pontos)
2.º João Santos (31’48)
3.º João Vaz (32’00)
4.º Rui Mineiro (32’08)
ABSOLUTOS (FEMININO) – 1.º lugar (11 pontos)
2.º Ana Mafalda Ferreira (33’31)
4.º Catarina Ribeiro (33’39)
5.º Fancy Cherono (33’41)
ABSOLUTOS (MASCULINO) – 1.º lugar (7 pontos)
1.º Vincent Rono (28’52)
2.º Hélio Gomes (29’00)
4.º Rui Pinto (29’16)