Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Quarta vitória seguida para os Leões do andebol

Por Sporting CP
24 Set, 2023

Exigente jogo de reviravoltas com final feliz na Madeira (36-40)

 

Continua o arranque perfeito dos Leões de Ricardo Costa no Campeonato Nacional. A equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal saiu, este domingo, da ilha da Madeira com mais uma vitória, desta feita por 36-40 diante do CS Marítimo na quarta jornada da primeira fase.

No recinto madeirense, onde na época passada conquistou a Taça de Portugal frente ao mesmo adversário, a equipa de Ricardo Costa teve de se aplicar a fundo para levar a melhor sobre uma equipa muito capaz, embora ainda procure o primeiro triunfo no campeonato.

O CS Marítimo obrigou o Sporting CP a correr atrás do prejuízo no início de ambas as partes, onde só a reviravolta aos 28-31, a meio do segundo tempo, acabou por ser definitiva. Com nove golos, Kiko Costa acabou como o melhor marcador do encontro.

Mais uma vez, a entrada em cena dos Leões não seria a melhor, uma vez que depois de um início muito equilibrado viram o destemido conjunto insular chegar a uma primeira vantagem de dois golos (6-4) que conseguiram manter para lá dos doze minutos - Délcio Pina, a atirar de fora, e o pivô Eldin Vrazalica em destaque no ataque.

Já do lado verde e branco a réplica foi chegando pelas mãos, sobretudo, dos dois irmãos Costa e de Pedro Portela, embora o Sporting CP não fosse para lá de vários empates consecutivos no marcador, tal era também a eficácia ofensiva do CS Marítimo, que não cedeu até ao 15-15.

Contudo, assim que se abriu uma janela de oportunidade, a turma de Alvalade fez-se com a primeira vantagem no jogo com o 15-16 apontado novamente por Portela - acabou o primeiro tempo com cinco golos -, antes de Jan Gurri e Kiko Costa a dilatarem rapidamente (16-19). Reencontrada a solidez defensiva em falta, estava feita a reviravolta à passagem dos 24 minutos de jogo.

Depois, uma defesa de Andre Kristensen permitiria a Kiko Costa - seis golos na primeira parte - colocar a diferença no resultado em quatro golos (17-21). Uma margem que, no entanto, seria reduzida pela exigente equipa da casa antes do intervalo. 20-22 foi o resultado após uns primeiros 30 minutos muito intensos e de qualidade ofensiva na Madeira.

Já para o segundo tempo, Ricardo Costa lançou Leo Maciel para a baliza e ainda o ponta Mamadou Gassama e o central Natán Suárez, mas a entrada voltou a pertencer ao CS Marítimo, que não só prontamente repôs a igualdade como ainda voltou a saltar para a frente do marcador (26-24), voltando a complicar a tarefa verde e branca.

Por duas vezes desde a linha dos sete metros, Kiko Costa empatou a contenda numa fase com mais imprecisões de parte a parte, mas a reacção dos Leões chegou pouco depois, em cima dos 45 minutos: duas penetrações seguidas protagonizadas por Martim Costa valeram dois golos e um contra-ataque concluído por Portela, a seguir, deu corpo a uma nova reviravolta (28-31).

Por esta altura, os madeirenses já apostavam no seu típico 7v6 ao qual o Sporting CP foi respondendo da melhor forma defensivamente e com rápidas e certeiras transições ofensivas, que foram avolumando definitivamente a vantagem nos últimos dez minutos (32-37).

Já sem sobressaltos nesta recta final, os Leões selaram, em 36-40, a quarta vitória em quatro jogos. Com o pleno de doze pontos neste início do campeonato, o Sporting CP segue líder na classificação em igualdade pontual com o FC Porto, sendo as duas únicas equipas ainda invictas. Na próxima jornada, os Leões recebem o AA Águas Santas.

Sporting CP: Edy Silva (3), Pedro Portela (6), Edmilson Araújo, Kiko Costa (9), Natán Suárez (2), Jan Gurri (2), Salvador Salvador [C] (3), Espen Våg (1), Orri Þorkelsson (5), Mamadou Gassama, Andre Kristensen [GR], João Gomes (2), Etienne Mocquais, Leonel Maciel [GR], Eduardo Almeida, Martim Costa (7).