Leões não facilitam em duelo de pólos opostos nos Açores
14 Dez, 2024
Triunfo volumoso frente ao SC Horta (22-41)
A equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal deslocou-se, este sábado, aos Açores, para superar o recém-promovido SC Horta por 22-41 na 17.ª jornada da primeira fase do Campeonato Nacional.
Num embate entre primeiro e último classificados, mais uma demonstração de força dos Leões dissipou o esforço inicial dos insulares, não deu espaço para qualquer surpresa e deixou tudo na mesma na tabela: o Sporting CP lidera a classificação com 49 pontos – em igualdade com o FC Porto – e o SC Horta é 12.º e último, ainda com apenas uma vitória (17 pontos).
Os comandados de Ricardo Costa, sem Kiko Costa e Martim Costa nas opções, alinharam de início com Mohamed Ali, Mamadou Gasssama, João Gomes, Natan Suárez, Salvador Salvador, Orri Þorkelsson e Edy Silva e a entrada no Pavilhão Desportivo da Horta, na ilha do Faial, foi avassaladora: antes de se terem cumprido os primeiros cinco minutos, o Sporting CP já vencia por 0-5.
Pouco depois, um contra-ataque rápido finalizado por Gassama até ampliou para 1-7, porém a reacção açoriana surpreendeu os Leões e, à passagem dos 11 minutos, o SC Horta reduziu para 7-8 e ‘obrigou’ Ricardo Costa a um desconto de tempo.
A margem mínima no resultado ainda durou mais alguns minutos, mas aos poucos os Campeões Nacionais reencontraram-se dentro das quatro linhas e, sob o seu rimo difícil de parar, voltaram a ‘cavar’ uma diferença, primeiro, de quatro golos (10-14) que rapidamente se multiplicou até expressivos 11-19 – eficácia trazida, especialmente, por Salvador (quatro golos), Þorkelsson (cinco) e Gassama (cinco).
Retomado o controlo do encontro, agora de forma mais segura, o Sporting CP – já com o jovem Rafael Vasconcelos em campo - foi para o intervalo a vencer de forma confortável por 14-21, embora o sucesso verde e branco na finalização tenha caído nos últimos minutos.
Já na segunda parte, com várias peças novas em campo, os Leões impuseram-se logo a abrir e chegaram prontamente aos dez golos de diferença no marcador (15-25), por Edy Silva, complicando cada vez mais a tarefa dos açorianos.
Daqui em diante, a defesa e André Kristensen ajudaram a tapar ainda mais os caminhos para a baliza verde e branca e, no ataque, a velocidade e qualidade nas execuções de recém-entrados como Diogo Branquinho e William Höghielm fez ‘disparar’ cada vez mais o resultado (19-33).
A diferença de ritmos e armas acentuou-se com o passar dos minutos e o SC Horta já pouco pôde fazer para contrariar o jogo vertiginoso dos Leões a cada recuperação de bola. Até ao fim, com a história do jogo escrita de forma precoce, a vantagem verde e branca não parou de aumentar até ficar fixada no claro 22-41 final.
Cumprida a missão nos Açores, onde Ricardo Costa conseguiu gerir e rodar também a equipa, na próxima jornada os Leões regressam ao Pavilhão João Rocha para enfrentar, esta quarta-feira (18h00) o ABC.
Sporting CP: Edy Silva (2), Pedro Portela (5), Natán Suárez (2), Jan Gurri (1), Pedro Martínez (3), William Höghielm (5), Salvador Salvador [C] (4), Orri Þorkelsson (5), Mamadou Gassama (5), André Kristensen [GR], Diogo Branquinho (4), João Gomes (4), Maiko Vázquez, Christian Moga, Mohamed Ali [GR], Rafael Vasconcelos (1)