Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto FPA/Sportmedia

Liliana Cá de bronze nos Europeus

Por Sporting CP
08 Jun, 2024

Leoa medalhada em Roma

Liliana Cá conquistou, este sábado, a medalha de bronze na prova de lançamento do disco dos Campeonatos da Europa de atletismo, que se estão a realizar em Roma, Itália.

A atleta do Sporting Clube de Portugal abriu o concurso com 61,42 metros, aumentando para 64,53 metros no segundo ensaio, uma marca que lhe valia, nesse momento, a segunda posição. Seguiu-se uma tentativa nula e um lançamento a 61,43 metros, com o segundo lugar a continuar bem intacto quando faltavam dois ensaios para o fim.

Liliana Cá voltou a protagonizar um lançamento nulo e, no sexto e último ensaio, a neerlandesa Jorinde van Klinken ultrapassou a portuguesa. A lançadora verde e branca procurou voltar à prata, mas ficou-se pelos 63,06 metros na tentativa final. O ouro ficou para a croata Sandra Perković Elkasević, com 67,04 metros.

O bronze foi a primeira medalha de Liliana Cá, de 37 anos, em grandes competições (Jogos Olímpicos, Campeonatos do Mundo e Campeonatos da Europa) e a satisfação era, claro, muita.

"Queria lançar o mais longe possível, pois sabia que tinha trabalhado para isso. Sentimos sempre alguma ansiedade, mas ficando nas três primeiras deixa-nos mais relaxadas e podemos reagir melhor. (…) O lançamento dos 64 metros deixou-me muito confiante. Estava tão descontraída e mole que pensei não conseguir lançar", começou por afirmar, citada pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).

"Ainda me custa a acreditar. Desejo muito continuar neste sonho, tão bom", continuou, dedicando a medalha aos seus filhos e lançando, depois, o futuro em 2024: "Agora é continuar com o mesmo pensamento de sempre: alcançar as finais, depois lançar o mais longe possível para ficar nos melhores lugares. Tanto nos Jogos Olímpicos como nas outras provas".

A prestação Sportinguista começou logo na sessão da manhã, com as Leoas da velocidade a procurarem a qualificação para as meias-finais dos 100 metros.

A experiente Lorène Bazolo foi sexta classificada da primeira série da primeira ronda com 11''35, tempo que lhe permitiu o apuramento e um lugar na fase seguinte. Já Rosalina Santos, na terceira série, foi sétima com 11''62, não conseguindo a qualificação e sendo eliminada.

Em declarações reproduzidas pela FPA, Lorène Bazolo revelou ter ficado "ansiosa" enquanto esperava a confirmação da qualificação, mas mostrou-se satisfeita pelo objectivo cumprido.

"Queremos sempre mais, mas de manhã é sempre muito complicado. Tentei ter sangue-frio e ser eficaz. Qualificar-me é uma satisfação e agora é recuperar e preparar-me para essa corrida", contou, referindo-se às meias-finais, marcadas a sessão da noite deste domingo.

Nos 400 metros, Omar Elkhatib foi segundo classificado na segunda série da primeira ronda com 45''80, tempo que lhe valeu a qualificação para as meias-finais da sessão da tarde de domingo, onde João Coelho, também do Sporting CP, já tinha lugar assegurado à partida.

"Fiz uma prova controlada. Tentei garantir o segundo lugar, guardando energias para o que ainda vem. A meia-final vai exigir muito e venho de duas semanas muito complicadas com viagens e corridas. Mas o meu objetivo é dar o máximo e tentar chegar à final. Sinto-me preparado para tudo", disse Omar Elkhatib.

Já Cátia Azevedo foi quinta da primeira série da primeira ronda dos 400 metros, com 52''53, e não seguiu para as meias-finais. "Não comecei mal, senti-me dentro da corrida, mas na fase final faltou-me um pouco para ser melhor. Tive umas condicionantes. Depois de uma excelente época de pista coberta conheci o reverso. Durante quatro semanas, devido a uma lesão, não foi possível fazer o trabalho que queríamos, para poder chegar aqui a 300%, como eu gosto. Estou triste por não conseguir fazer melhor e ficar tão perto, pois queria apurar-me para as meias-finais, mas esta corrida dá-nos sempre experiência e ensinamentos para o que ainda queremos enfrentar", afirmou a Leoa, citada pela FPA.

À noite, Carlos Nascimento foi sétimo na segunda série das meias-finais dos 100 metros, registando o tempo de 10''43 e ficando de fora da corrida decisiva.

Para além das já referidas meias-finais dos 100 metros femininos (Lorène Bazolo) e dos 400 metros masculinos (João Coelho e Omar Elkhatib), entram em acção este domingo Hélio Gomes e Rui Pinto (meia-maratona), Carla Salomé Rocha (meia-maratona), Tiago Pereira (qualificação do triplo salto) e Vera Barbosa (primeira ronda dos 400 metros barreiras).

RESULTADOS DOS ATLETAS DO SPORTING CP NO SEGUNDO DIA DOS CAMPEONATOS DA EUROPA DE ATLETISMO

FEMININO

100 metros - primeira ronda
Lorène Bazolo - 12.ª (11''35, qualificada para as meias-finais)
Rosalina Santos - 19.ª (11''62)

400 metros - primeira ronda
Cátia Azevedo - 14.ª (52''53)

Lançamento do disco - final
Liliana Cá - 3.ª (64,53 metros, medalha de bronze)

MASCULINO

400 metros - primeira ronda
Omar Elkhatib - 11.º (45''80, qualificado para as meias-finais)

100 metros - meias-finais
Carlos Nascimento - 19.º (10''43)