Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

‘Leoas’ gigantes são campeãs!

Por Jornal Sporting
01 Jun, 2015

Vitória por 66-60 frente à Ovarense após três prolongamentos!

Numa final imprópria para cardíacos, as jogadoras da equipa de seniores femininos de basquetebol do Sporting foram autênticas ‘leoas’ no Pavilhão dos Desportos de Vila Real e conseguiram vencer a final do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão frente à Ovarense por 66-60 após três prolongamentos. Um prémio justo para uma temporada excepcional de um conjunto que venceu 17 dos últimos 20 encontros oficiais disputados.

Luís Abreu iniciou o encontro com Inês Faustino, Ana Cunha, Maria João Bettencourt, Andrea Alonso e Helga Gonçalves. Ou seja, o ‘cinco’ que tem começado os últimos encontros do ‘playoff’. No entanto, e tratando-se de uma final, os nervos andaram sempre à flor da pele nos dois conjuntos, com as defesas a ganharem claramente aos ataques e as percentagens de lançamento a deixarem muito a desejar.

Ainda assim, e depois de um bom início da Ovarense (4-0), as ‘leoas’ conseguiram ir reagindo e chegaram ao 8-4. No final do primeiro período, e depois de alguns lances livres falhados por parte das duas formações, a vantagem era ‘verde e branca’ por 9-6.

No reatamento, a equipa vareira voltou a estar melhor e virou a partida para 14-9 a seu favor antes de nova reacção do Sporting, que voltou a passar para a frente por 16-15 com Ana Cunha em destaque no capítulo da finalização. Nas últimas posses, a Ovarense voltou a ser superior e chegou ao intervalo com três pontos de vantagem (19-16), num encontro marcado pelas percentagens de lançamento entre os 20% e os 25%.

Na segunda parte, foi a Ovarense que voltou a entrar melhor e chegou mesmo ao 25-17, antes de nova boa resposta das comandadas de Luís Abreu que conseguiram empatar de novo o encontro a 27 pontos. No entanto, beneficiando do acumular de faltas da equipa ‘verde e branca’, as vareiras foram aproveitando da linha de lance livre e conseguiram nova diferença de cinco pontos no final do período (34-29).

Quase sempre atrás do resultado, o Sporting lançou-se num último ataque à vitória, melhorou em termos defensivos mas voltou a pecar no capítulo do lançamento, até na linha de lance livre. Num final dramático, Inês Faustino (dois pontos) e Maria João Bettencourt (um lance livre) ainda colocaram as ‘leoas’ na frente por 42-41 mas a Ovarense voltou a passar para a frente. A formação ‘verde e branca’ pediu um desconto de tempo e Maria João, da linha de lance livre, fez o empate que deu o prolongamento.

Aí, o encontro não acabou nem à primeira nem à segunda mas... à terceira foi de vez: após novos empates por 50-50 (com Andrea a fazer dois lançamentos livres no final do primeiro prolongamento) e 54-54, o Sporting fez das fraquezas forças e, mesmo após um parcial de 0-4 no início do terceiro prolongamento, conseguiu manter-se sempre ligado ao resultado e terminou a final com um fantástico 66-60 que premeia a raça, a entrega e a crença das jogadoras ‘verde e brancas’ após uma partida de grande desgaste.

Recorde-se que, ainda antes desta final, Sporting e Ovarense já tinham conquistado a subida à Liga feminina, após eliminarem ESA e Marítimo CAB, respectivamente.