Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Uma derrota que acabou... com a melhor notícia

Por Jornal Sporting
16 Abr, 2016

Sporting CP perde com União Sportiva (56-43) mas garante permanência na Liga

A equipa de basquetebol do Sporting CP perdeu hoje na recepção ao União Sportiva por 56-43, na 21.ª e última jornada da fase regular do Campeonato Nacional da Liga Feminina. Ainda assim, a formação ‘verde e branca’, que acusou em demasia a pressão da importância da partida, acabou por assegurar um dos lugares que permite a permanência no principal escalão nacional de seniores femininos.

Após uma entrada com eficácias de lançamento muito baixas, as ‘leoas’ até conseguiram disfarçar a má performance da linha de lance livre e iniciaram o jogo com um parcial de 6-2 mas cedo as visitantes assumiram o controlo do jogo, com uma defesa zona capaz de criar grande problemas em termos ofensivos ao conjunto ‘verde e branco’ e de propiciar inúmeras situações de saídas rápidas para o ataque, que colocavam o resultado em 15-6 para o União Sportiva no final do primeiro período. Até ao intervalo, as premissas do encontro mantiveram-se, com a equipa que ocupa o primeiro lugar a conseguir uma vantagem de 13 pontos (31-18) antes do descanso.

É verdade que, como todos os jogos decorriam à mesma hora, os outros resultados favoreciam o Sporting CP para, no mínimo, assegurar a permanência. Ainda assim, havia a expectativa de uma outra performance nos derradeiros 20 minutos, à semelhança do que aconteceu com o GDESSA. No entanto, cedo se percebeu que o encontro estava já sentenciado, de tal forma que a União Sportiva alcançou vantagens de 20 e mais pontos, beneficiando também da experiência que conseguiu ganhar este ano com uma campanha muito interessante na EuroCup.

No final, a reacção das comandadas de Ricardo Barata, numa altura em que ambos os técnicos já tinham rodado quase toda a equipa, acabou por colocar a diferença em 13 pontos (56-43), com um parcial de 19-8 no último período do encontro. Arantxa Mallou (dez pontos e sete ressaltos), Dora Duarte (nove pontos e sete ressaltos) e Bineta N’Doye (oito pontos e 13 ressaltos) foram as jogadores ‘leoninas’ em maior evidência. Ivanovic, com 16 pontos, foi a melhor marcadora da partida.

Com este resultado, e face às derrotas de Torres Novas (68-48 com o Benfica) e AD Vagos (75-64 frente ao CAB Madeira), o Sporting CP manteve o nono lugar com 30 pontos (oito vitórias e 14 derrotas), conseguindo a tão desejada permanência. Ficaram apuradas para o ‘playoff’ União Sportiva, CAB Madeira, GDESSA, Quinta dos Lombos, Benfica, Lousada, Oivais e Boa Viagem.