Segunda metade de luxo e vitória no dérbi
13 Dez, 2020
Basquetebol vence SL Benfica (67-63)
A equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, este domingo o SL Benfica por 67-63 na décima jornada da fase regular da Liga Placard. O conjunto de Luís Magalhães segue, assim, líder isolado da tabela classificativa.
Os Leões, que entraram para o dérbi sem derrotas na competição, protagonizaram um bom início. Com pontos de Travante Williams e John Fields, o Sporting CP chegou ao 6-0 e, pouco depois, Francisco Amiel acertou um excelente lançamento triplo para o 9-2.
O SL Benfica recuperou e encurtou a diferença (11-9), mas os visitados voltaram a acelerar no minuto final do quarto e no final dos dez minutos iniciais o resultado fixado nos 15-9. Com as defesas melhores do que os ataques, o jogo ia tendo muito poucos triplos e vários turnovers.
O segundo quarto começou de forma mais equilibrada, sendo que o SL Benfica chegou mesmo a empatar o marcador a 17 pontos. João Fernandes apontou cinco pontos consecutivos e fez o 22-17, mas os encarnados conseguiram, nos últimos cinco minutos do período, um parcial favorável de 16-0 que colocou o resultado ao intervalo em 22-33. Um quarto negativo para o Sporting CP, que seguia assim para a segunda metade com a tarefa de recuperar 11 pontos.
O regresso dos balneários foi muito forte por parte do Sporting CP, que se apresentou com o Esforço, a Dedicação e a Devoção necessários para atingir a glória. Travante Williams abriu o livro com vários lançamentos triplos e jogadas de qualidade, sendo que a restante equipa conseguiu, de forma geral, melhorar muito o rendimento. Assim, foi sem surpresa que a diferença foi reduzida e, à entrada para o último quarto, o marcador assinalava 44-50.
O domínio Sportinguista foi ainda mais evidente no período final. Diogo Ventura deu o aviso prévio com o lançamento triplo que abriu o marcador (47-50) e Travante Williams, pouco depois, foi o autor do lançamento que consumou a reviravolta (55-54). Novo triplo de Travante Williams, para o 60-56, permitiu permitiu ao Sporting CP gerir a diferença até ao final. A vitória acabou por ser confirmada por John Fields (lançamento de dois pontos com falta e o consequente lance livre) e James Ellisor (lançamento triplo), sendo que o resultado final, apesar da tentativa adversária de reduzir até aos últimos segundos, foi de 67-63.
Com 23 pontos (e sete ressaltos), Travante Williams foi o melhor marcador do desafio, sendo que John Fields (14 pontos e oito ressaltos), James Ellisor (13 pontos), Diogo Ventura (nove pontos e sete assistências) e João Fernandes (dez ressaltos) também se apresentaram em grande evidência. Donos e senhores do primeiro lugar da Liga Placard e após mais uma grande vitória no dérbi, os Leões vão, na próxima jornada, visitar o CP Esgueira.