Leões vencem na Luz
19 Mar, 2021
Equipa de basquetebol sai do dérbi com o triunfo
A equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal foi, esta sexta-feira, a casa do SL Benfica vencer por 75-87 na 23.ª jornada da fase regular da Liga Placard.
O primeiro período foi verde e branco, com o Sporting CP a entrar em força e a dar muito trabalho ao rival, que até inaugurou o marcador. Contudo, James Ellisor fez rapidamente os primeiros pontos Leoninos e, pouco depois, um triplo de Travante Williams começou a distanciar as duas equipas (4-7). Micah Downs e Diogo Ventura também facturaram e, em conjunto com a habitual defesa agressiva e consistente, o Sporting CP já vencia por 4-11.
Micah Downs voltou a brilhar aos cinco minutos, quando acertou um lançamento da linha dos três pontos, e o SL Benfica pediu um desconto de tempo. Contudo, a paragem não abrandou o ritmo visitante - pelo contrário: um cesto de Pedro Catarino fez com que a diferença chegasse aos dez pontos (6-16). Os encarnados esboçaram uma ligeira reacção ao acertarem dois lançamentos triplos consecutivos, mas foi Shakir Smith a brilhar com um triplo em cima da buzina que assinalava o final do primeiro período. O resultado, após os dez minutos iniciais, era de 14-21 favorável ao Sporting CP.
Shakir Smith voltou a estar em destaque no início do segundo período, quando acertou mais um lançamento triplo que recolocava os Leões na frente por dez pontos (14-24). No entanto, e apesar dos bons lances individuais de Pedro Catarino e James Ellisor, o SL Benfica começou a crescer e a encurtar a vantagem verde e branca. Ao sétimo minuto, o marcador apresentava 27-28, mas Micah Downs, John Fields e Travante Williams asseguraram-se de que o Sporting CP chegaria ao intervalo na frente. Assim foi: resultado de 34-37 para a turma Sportinguista após os primeiros 20 minutos de jogo.
O terceiro período foi o mais equilibrado até então e o Sporting CP nem começou mal, mas permitiu depois a aproximação do SL Benfica, que até passou para a frente do marcador (44-43). Os Leões não deram, depois, hipótese de alargar essa diferença e rapidamente regressar à liderança quando Shakir Smith acertou mais um lançamento triplo (48-50). Pouco depois, novo triplo, desta feita de Pedro Catarino, fez o 48-54, mas o quarto havia de terminar com a mesma vantagem de três pontos com que começou (55-58).
Tudo estava em aberto para o quarto e último período e o SL Benfica tentou, e conseguiu várias vezes, aproximar-se do Sporting CP, que por sua vez reagia sempre em força. Diogo Ventura apareceu em grande, tanto dos dois e dos três pontos como nos lances livres e até nas assistências, e uma das maiores acelerações encarnadas resultou no empate a 73 pontos.
Contudo, daí até ao fim, só deu Sporting CP. O grupo orientado por Luís Magalhães dominou os instantes finais e conseguiu um parcial favorável de 14-2 desde o 73-73. Destacaram-se os triplos de Travante Williams e de Micah Downs e a capacidade e eficácia de Diogo Ventura a partir da linha de lance livre, com o Sporting CP, no final, a vencer por uns claros oito pontos de diferença - 75-87.
Com 18 pontos, Micah Downs foi o melhor marcador Leonino, seguido de Travante Williams (16), Diogo Ventura (14) e Shakir Smith (12). O Sporting CP continua líder isolado da tabela classificativa da Liga Placard e, no próximo domingo, recebe o CP Esgueira no Pavilhão João Rocha.
Sporting CP: Travante Williams (16), Francisco Amiel, John Fields (9), Jorge Embaló, Shakir Smith (12), Diogo Ventura (14), João Fernandes, Cláudio Fonseca, Diogo Araújo, Pedro Catarino (7), Micah Downs (18) e James Ellisor [C] (11).