Rugido do Leão ecoa também na Europa
26 Jan, 2022
Excelente último período garantiu novo passo seguro na FIBA Europe Cup (78-63)
Após um fim-de-semana exigente, mas culminado com a inédita conquista da Taça Hugo dos Santos, a equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal regressou, esta quarta-feira, à acção europeia em grande, batendo os polacos do Trefl Sopot por 76-63, no Pavilhão João Rocha, na partida da quarta jornada do grupo K da segunda ronda da FIBA Europe Cup.
Num jogo muito disputado, os Leões deram espectáculo e uma resposta cabal no último quarto, onde tudo se viria a decidir, e ficam mais perto do apuramento para a próxima fase. Travante Williams esteve em claro destaque com um duplo-duplo, totalizando 22 pontos, 12 ressaltos, duas assistências e sete roubos de bola. A turma de Alvalade deu, assim, continuidade ao seu registo imaculado em 2022, durante o qual só sabem vencer, somando já oito triunfos consecutivos em todas as competições.
Sem o treinador Luís Magalhães, os adjuntos Ivan Kostourkov e Flávio Nascimento e ainda sem o extremo Diogo Araújo – todos em isolamento profiláctico -, António Paulo assumiu a equipa e lançou Travante Williams, Diogo Ventura, João Fernandes, Joshua Patton e Micah Downs no cinco inicial. O jogo começou com rápidas transições de parte a parte e João Fernandes apontou o primeiro triplo da noite - depois de uma excelente partilha de bola - colocando os Leões em vantagem (5-4), de seguida alargada por Patton e um triplo Downs (10-7). Ainda assim, a formação polaca manteve alta a sua eficácia nos lançamentos exteriores (33-66%) e encerrou o primeiro quarto na frente (17-21).
Nos primeiros três minutos do reatamento, com Travante e Patton verdadeiramente endiabrados no ataque, o Sporting CP voltou a assumir a liderança do marcador com 29-26. A turma de Alvalade mostrou a sua solidez defensiva neste quarto, seguindo-se uma fase de maior imprecisão por parte de ambos os emblemas, com os pontos a surgirem sobretudo da linha de lance livre (33-28).
O 35-34 ao intervalo reflectia o equilíbrio que havia em campo e Travante Williams era, com dez pontos, quatro ressaltos e duas assistências, o principal destaque individual.
Já no terceiro período, após as duas formações se revezarem consecutivamente na frente do marcador, João Fernandes e Patton – superiores no jogo interior – iam fazendo a diferença (42-38). Apesar da defesa agressiva dos Leões, o Trefl Sopot respondia com qualidade, sobretudo, desde a linha de três pontos (43-44). A fechar o quarto, Relvão ganhou espaço sob a tabela e reduziu, fixando o 48-52 que deixava tudo em aberto para os derradeiros dez minutos.
E o início verde e branco não podia ter sido melhor, mudando imediatamente a história do encontro. À boleia da pontaria e magia de Miguel Maria Cardoso e do sempre enérgico Travante deu-se nova reviravolta no resultado, agora 62-54 a favor do Sporting CP. Defensivamente, a turma de Alvalade acumulava roubos de bola e castigava o conjunto polaco nas transições, alargando a vantagem para dez pontos (66-56).
Nas bancadas, os Sportinguistas vibravam nas bancadas com a demonstração de força e classe da equipa e Omlid, com dois triplos seguidos, acabou com as esperanças do adversário, fechando o jogo com chave de ouro no 76-63 final. Com este desfecho, os Leões consolidam a liderança isolada do grupo K com sete pontos, mais dois do que o CSM Oradea, que tem menos um jogo disputado.
Sporting CP: Travante Williams (22), Miguel Maria Cardoso (5), Shakir Smith, Mike Fofana, Diogo Ventura [C], António Monteiro, Tanner Omlid (11), João Fernandes (7), Daniel Relvão (11), Joshua Patton (11), Micah Downs (9) e Daniel Machado.