Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Desaire no último segundo

Por Sporting CP
16 Abr, 2022

Leões perdem dérbi por um ponto

A equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, este sábado, na visita ao recinto do SL Benfica por 79-78 na quarta jornada da segunda fase da Liga.

Diogo Ventura, Tanner Omlid, Mike Fofana, João Fernandes e Joshua Patton começaram do lado Leonino e o início foi bom para os visitantes. Com Joshua Patton em grande destaque a trabalhar muito bem no jogo interior, o Sporting CP conseguiu criar uma vantagem de seis pontos (11-17) quando Tanner Omlid acertou um excelente lançamento triplo.

No entanto, o SL Benfica reagiu e conseguiu recuperar, chegando ao final do primeiro quarto a vencer por 18-17.

O segundo quarto foi de grande nível para o emblema de Alvalade, principalmente na primeira metade. Joshua Patton e Shakir Smith acertaram um lançamento cada um e seguiram-se três triplos: um de Shakir Smith e dois do aniversariante Diogo Araújo. Com um parcial de 13-0, o Sporting CP já vencia por 18-30.

António Monteiro e Shakir Smith acertaram mais dois triplos, chegando aos cinco consecutivos para os Leões, e o SL Benfica conseguiu, depois, equilibrar as contas. Até ao intervalo, contudo, o Sporting CP conseguiu gerir a diferença e chegou ao final do segundo quarto com dez pontos de vantagem (34-44). Com 15 pontos, Joshua Patton era, por esta altura, o principal artilheiro do dérbi.

Diogo Ventura começou o terceiro quarto da melhor forma, com um roubo de bola para apontar o 34-46. Seguiram-se dois grandes triplos, um de Tanner Omlid e outro de Mike Fofana, e João Fernandes não quis ficar atrás: com grande assistência de Diogo Ventura, o camisola 13 facturou de longe para o 41-55.

O ritmo baixou ligeiramente, o que permitiu ao SL Benfica abrandar o ímpeto verde e branco, mas Joshua Patton continuava bem debaixo do cesto. A dez minutos do fim, o Sporting CP liderava por 52-61.

António Monteiro deu espectáculo no último quarto na linha dos três pontos, acertando três vezes, e João Fernandes também se destacou com uma jogada de 2+1, mas o SL Benfica começou a aproximar-se nos últimos minutos, chegando aos 77-78 a menos de 40 segundos para o final.

As águias conseguiram conquistar a bola com pouco mais de 11 segundos para jogar e, em cima da buzina, Aaron Broussard acertou o lançamento que deu o 79-78 à formação visitada. O Sporting CP ainda tentou um último lançamento com meio segundo pela frente, mas sem sucesso.

Com 19 pontos, Joshua Patton foi o melhor marcador do Sporting CP, seguido de António Monteiro (14) e Shakir Smith (12).

Os Campeões Nacionais vão agora receber a UD Oliveirense no Pavilhão João Rocha.

Sporting CP: Miguel Maria Cardoso, Shakir Smith (12), Justin Tuoyo, Mike Fofana (5), Diogo Ventura [C] (6), António Monteiro (14), Tanner Omlid (8), João Fernandes (8), Daniel Relvão, Diogo Araújo (6), Joshua Patton (19) e Daniel Machado.