Clássico equilibrado não sorri aos Leões
09 Abr, 2025
Desaire no Porto para a equipa de basquetebol
A equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, esta quarta-feira, por 82-72 em casa do FC Porto na terceira jornada da fase de grupos da Taça Hugo dos Santos.
Com este resultado, o emblema de Alvalade terminou o Grupo B na segunda posição e vai, assim, disputar a primeira eliminatória da fase final da prova.
Os Leões entraram no clássico com Cat Barber, Diogo Ventura, Jeremiah Bailey, Arnette Hallman e Ludgy Debaut e o primeiro quarto foi equilibrado. O FC Porto facturou primeiro, mas o Sporting CP nunca deixou os dragões fugirem graças aos lançamentos certeiros de Arnette Hallman, Jeremiah Bailey, Cat Barber e Diogo Ventura.
Ludgy Debaut facturou da linha de lance livre e com um grande afundanço e, pouco depois, um triplo de Cat Barber virou o resultado para 17-18, dando a primeira vantagem ao conjunto de Luís Magalhães.
O resultado não sofreu mais alterações no primeiro quarto e, no segundo, o FC Porto entrou melhor, passando para a frente com 22-18. Cat Barber, Nick Ward e Jeremiah Bailey (este último da linha dos três pontos) voltaram a colocar o Sporting CP na frente, mas o equilíbrio era tanto que os visitados tomaram as rédeas logo a seguir.
Pontos de um lado e do outro até mais perto do intervalo, quando foi a vez de Nick Ward fazer o 32-33 para o Sporting CP. Jeremiah Bailey e Cat Barber aumentaram a diferença (32-37), mas os azuis e brancos fecharam melhor o quarto e empataram o marcador a 37 pontos com 20 minutos para jogar.
O ritmo aumentou para o terceiro quarto, com ambas as equipas a acertarem mais lançamentos. Cat Barber subiu ainda mais de rendimento, assim como Jeremiah Bailey (os dois principais jogadores a nível ofensivo nesta partida), tendo até acertado mais um triplo e uma importante jogada de 2+1.
O Sporting CP passou a maior parte dos dez minutos na frente, mas sempre com muito equilíbrio. Tanto que, no final do penúltimo período, era impossível estar mais em aberto: 61-61.
No último quarto, contudo, o FC Porto subiu muito as percentagens dos lançamentos de três pontos, tendo conseguido cavar uma diferença significativa que terminou em 82-72 no final dos 40 minutos.
Com 30 pontos, Cat Barber foi o melhor marcador do desafio, sendo que Jeremiah Bailey (duplo-duplo com 18 pontos e 12 ressaltos) também esteve em evidência.
Os Leões vão, agora, visitar o Vitória SC para a Liga no próximo sábado.
Sporting CP: Keonté Kennedy (6), Tim Guers (2), Ludgy Debaut (3), Jeremiah Bailey (18), Diogo Ventura [C] (2), Anthony 'Cat' Barber (30), Uwais Razaque, Dinis Cherepenko, Arnette Hallman (2), Nick Ward (9), Sérgio Silva e Denilson Tavares.