Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Terceira vitória consecutiva na Liga

Por Sporting CP
16 Out, 2022

Triunfo claro sobre Vitória SC mantém arranque perfeito (114-83)

Depois do primeiro desaire da época, na FIBA Europe Cup, a equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal voltou ao caminho dos triunfos, este sábado, na recepção ao Vitória SC, vencendo por 114-83 no jogo da quinta jornada da Liga.

Num jogo de domínio Leonino do início ao fim, em que DJ Fenner foi o MVP (20 pontos e oito ressaltos), a turma de Alvalade selou a terceira vitória seguida na Liga, mantendo o seu arranque imaculado na prova.

Para enfrentar o conjunto de Guimarães, que chegava de uma vitória e colocado no quarto lugar, Pedro Nuno Monteiro, técnico Leonino, lançou Travante Williams, Marko Loncovic, Diogo Ventura, João Fernandes e Isaiah Armwood de início. E a entrada foi de Leão, com a agressividade defensiva a ser correspondida com acerto no ataque (8-2).

Já depois de minutos mais erráticos de parte a parte, João Fernandes encestou um lance livre, DJ Fenner afundou num contra-ataque e o recém-entrado João Troni, de 18 anos, converteu um triplo, aumentando a vantagem Leonina para 15-7. Com o Vitória SC a acumular seis turnovers, o Sporting CP ainda chegou a um claro 21-9, porém nos últimos minutos os papéis inverteram-se e o 23-18 no fim dos primeiros dez minutos reflectiu isso mesmo.

A abrir o segundo período, Armwood continuou a justificar-se como o Leão em maior destaque – 11 pontos e dois bloqueios ao intervalo – e, depois, Travante e DJ Fenner acertaram os seus primeiros triplos, voltando a embalar a turma de Alvalade (39-28).

Segura na liderança e com força para continuar a aumentar a diferença, apesar das investidas vimaranenses, a formação verde e branca saiu para o intervalo a vencer por 19 pontos (57-38) – uma margem confirmada com um triplo já em cima da buzina de Marcus LoVett Jr. Numa primeira parte nem sempre bem jogada (64%-45% de eficácia nos lançamentos) foi DJ Fenner, sobretudo, a abrilhantá-la, acumulando 14 pontos e três ressaltos para o Sporting CP.

Já o segundo tempo começou a todo o gás, com cestos – e triplos, vários – a caírem sucessivamente de um lado do outro, até que emergiu a figura de Travante Williams, que com quatro lançamentos exteriores multiplicou rapidamente a vantagem verde e branca para 76-47, descomplicando o resto da partida.

A três minutos do fim do terceiro período, João Fernandes foi excluído, porém a toada da partida não sofreu alterações significativas, com os Leões confortáveis no marcador. Antes de acabar, três cestos – dois triplos – de LoVett Jr fixaram a diferença nuns inalcançáveis 30 pontos à entrada para os derradeiros dez minutos (88-58).

Ora, pouca história restaria por escrever neste encontro, embora o Vitória SC tenha tentado sem cessar esbater o desnível no marcador. Ainda assim, o Sporting CP chegaria à barreira dos 100 pontos através de um lance livre de Ventura, Pedro Nuno Monteiro foi gerindo a equipa – Armwood também foi excluído - e a contagem ficaria fechada em 114-83. Nota ainda para um triplo do poste Ricardo Monteiro – e outro de João Troni - e para os minutos somados pelo também jovem Dinis Cherepenko.

A exigente sequência de jogos não pára para o basquetebol Leonino e na quarta-feira voltam a jogar para a FIBA Europe Cup, visitando os húngaros do Körmend FC na segunda jornada do grupo G.

Sporting CP: Travante Williams (19), Ricardo Monteiro (5), Marko Loncovic (16), Diogo Ventura [C] (11), João Fernandes (4), DJ Fenner (20), João Troni (10), Diogo Araújo, Dinis Cherepenko, Isaiah Armwood (13), Ivica Radić e Marcus LoVett Jr (16).