Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Vitória a abrir a FIBA Europe Cup

Por Sporting CP
18 Out, 2023

Basquetebol supera Alba Fehérvár por 83-79

A equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, esta quarta-feira, os húngaros do Alba Fehérvár por 83-79 na primeira jornada da fase de grupos da FIBA Europe Cup, começando a prova da melhor maneira.

Com algumas ausências por lesão, os Leões apresentaram-se com Marcus LoVett Jr., Ron Curry Jr., Michael Moore, Arnette Hallman e Ken Horton no cinco inicial, sendo que os jovens da formação da modalidade verde e branca ocupavam os lugares sentados mais perto da área de jogo para abrilhantar ainda mais a estreia europeia.

Michael Moore foi o autor dos primeiros pontos do desafio, mas a entrada dos visitantes foi boa, o que obrigou os Leões a acelerarem. Isso foi feito com os lançamentos triplos certeiros de Arnette Hallman, de Diogo Araújo e de Michael Moore, com este último a passar o Sporting CP para a frente do marcador (13-11).

Contudo, a tarefa ficou ainda mais complicada quando Arnette Hallman, ainda no primeiro quarto, saiu lesionado. Ainda assim, a resposta do conjunto de Pedro Nuno Monteiro foi forte: Marko Loncovic e Michael Moore a brilharem e a chegarem ao 19-16 com dez minutos decorridos.

O segundo quarto foi o melhor do Sporting CP em toda a partida. Para além de Marko Loncovic e Michael Moore, que continuaram a brilhar, apareceram Ken Horton e Marcus LoVett Jr..

Michael Moore acertou dois triplos, Marcus LoVett Jr. acertou um e os lançamentos de dois pontos continuaram a entrar, enquanto a defesa também estava a trabalhar bem e a atrapalhar o Alba Fehérvár. A diferença foi crescendo até chegar aos 15 pontos ao intervalo (48-33). 15 era também o número de pontos de Michael Moore por esta altura.

Os visitantes voltaram melhor do balneário e, mesmo com Marko Loncovic a continuar com a mão quente - acabou o encontro com nove lançamentos de dois pontos certeiros em... nove tentativas - e com os triplos de Marcus LoVett Jr. e de Ron Horton, a vantagem Leonina diminuiu bastante.

Com 21-29 neste quarto, o marcador passou de 48-33 para 69-62, estando tudo em aberto para o período final.

O ímpeto do Alba Fehérvár continuou até ao empate (69-69) e à vantagem húngara (71-73). Com poucas e cansadas opções, devido ao curto banco fruto das várias lesões, foi preciso apelar ao esforço, à dedicação e à devoção para atingir a glória.

E foi isso que aconteceu, novamente com Marko Loncovic - até atingir o limite de faltas - e Marcus LoVett Jr. em destaque, sendo que Ken Horton também foi importante nos momentos finais, em que o Sporting CP demonstrou grande maturidade e conseguiu gerir até ao 83-79 final.

Com 19 pontos cada um, Marko Loncovic e Marcus LoVett Jr. foram os principais artilheiros do Sporting CP, que vai agora receber o SC Lusitânia para a Liga.

Sporting CP: Michael Moore (17), Litos Cardoso (2), Marko Loncovic (19), Ron Curry Jr. (5), Salvador Gomes, Diogo Araújo (3), Arnette Hallman (5), Ken Horton (13), Marcus LoVett Jr. (19) e Denilson Tavares.