Pedro Nuno Monteiro: "Muito orgulhoso dos jogadores"
18 Out, 2023
Satisfação depois do triunfo sobre o Alba Fehérvár
No final da vitória da equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal sobre os húngaros do Alba Fehérvár por 83-79, Pedro Nuno Monteiro marcou presença na conferência de imprensa e analisou o encontro.
O treinador Leonino explicou o rendimento verde e branco neste início de época "com o trabalho, a dedicação e a atitude que os jogadores têm tido".
"Têm tentado cumprir com a nossa filosofia e com as nossas regras. Estamos unidos, mesmo nos momentos difíceis e com desgaste grande. Lutaram todos pelo mesmo objectivo comum, não pensaram individualmente. Quando eles [Alba Fehérvár] se aproximaram, reagrupámos e encontrámos soluções ofensivas e defensivas para conseguir esta difícil vitória", começou por dizer aos jornalistas, reforçando estar "muito orgulhoso daquilo que os atletas fizeram, da atitude e da postura".
Questionado sobre Marko Loncovic, um dos grandes destaques do encontro, Pedro Nuno Monteiro admitiu que o Leão "fez um grande jogo": "É um jogador que não é muito vistoso, mas dá sempre o máximo quando é chamado e vai ajudar no que for possível. Não se encolhe nos momentos decisivos, não tem medo. Foi um jogador importante, como todos os outros".
Apesar dos bons resultados e exibições, o Sporting CP conta com Diogo Ventura, André Cruz, Arnette Hallman e Eddie Ekiyor lesionados, o que pesa no trabalho diário para Pedro Nuno Monteiro.
"Estamos a falar de jogadores importantes num plantel relativamente curto. A resposta dada pelos jogadores foi magnífica", afirmou, voltando depois a falar do duelo contra o conjunto da Hungria.
"Somos uma equipa muito pressionante, que provoca muitos turnovers. Temos de melhorar as percentagens de tiro, principalmente naqueles lances livres finais. De qualquer forma, falhando ou não, a resposta esteve sempre presente", referiu.
Na zona de entrevistas rápidas, Marko Loncovic - autor de 19 pontos - admitiu que "foi um jogo muito difícil", mas realçou a atitude demonstrada pela equipa da qual faz parte.
"Tivemos muitos azares com lesões e o Arnette Hallman também se lesionou neste jogo. A equipa demonstrou muito carácter e vontade e conseguimos ganhar. No final, ficámos sem energia e podíamos ter pago um preço caro, mas ganhámos e isso é o mais importante", disse aos meios de comunicação Leoninos.
Sobre a exibição realizada, o camisola 7 frisou que está no Sporting CP para fazer o seu trabalho, "jogue um minuto ou 40". "Estou aqui para ajudar e estou satisfeito", contou, antes de explicar que o objectivo na FIBA Europe Cup "é passar à próxima fase".
Por fim, Marko Loncovic agradeceu o apoio das bancadas do Pavilhão João Rocha: "Os adeptos são muito importantes e quando apoiam desta forma fica ainda mais fácil jogar".