Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Leões somam e seguem

Por Sporting CP
21 Out, 2023

Triunfo frente ao SC Lusitânia por 107-83, depois do sucesso europeu

A equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o SC Lusitânia, por 107-83 na quarta jornada da primeira fase da Liga, com uma exibição em crescendo, mas essencialmente um último quarto de luxo, ao apontar 32 pontos nos derradeiros dez minutos, quinze deles pela fantástica pontaria nos triplos de Ken Horton, com cinco em cinco nos últimos lançamentos tentados.

Um jogo com alguns altos e baixos da equipa Leonina, que sentiu dificuldades iniciais no primeiro quarto, até mais de metade dos primeiros dez minutos. O Sporting CP sofreu um primeiro cesto e logo um triplo, ainda respondeu, mas oito pontos averbados a menos de cinco minutos para o final do quarto levaram o técnico Leonino Pedro Nuno Monteiro a pedir um time-out, com o resultado a pender para a equipa açoriana por 8-12, com o número 1 da formação da ilha Terceira, Zay Williams, a sobressair.

Rectificada a situação a partir da pausa técnica e com Marcus LoVett a acertar nos lançamentos, depois de um primeiro triplo de Diogo Araújo, a formação Sportinguista ‘encostou’ no marcador até passar para a frente aos 21-19, com um triplo de Marcus LoVett Jr. Nessa fase já tinha entrado o reforço Tyere Marshall, poste que deixou bons indicadores defensivos nos bloqueios, nas trocas e no autoritarismo com que joga perto do cesto. Falta agora ganhar mais confiança ofensivamente. Isso foi o que não faltou a dois jogadores em particular. Ken Horton, que a jogar dentro ou a lançar de fora, apresentou um excelente repertório e Marko Loncovic, que deu seguimento à excelente exibição conseguida a meio da semana para a FIBA Europe Cup e este sábado, até ao intervalo, já tinha dez pontos averbados.

O acerto crescente da equipa e também a maior intensidade defensiva reflectiram-se gradualmente no marcador, com o Sporting CP mais eficaz nos lançamentos de média e de longa distância, que ditaram boas fases da equipa verde e branca, com um resultado de 50-43 ao intervalo, depois de a equipa de Alvalade assentar o jogo ofensivo e entrar num ritmo a que o SC Lusitânia teve dificuldade em responder.

O segundo quarto tinha terminado bem, com um lançamento mesmo sobre o final da equipa Leonina e o terceiro quarto também não poderia ter começado melhor para a equipa Leonina, com cinco pontos consecutivos - dois pontos de Michael Moore, seguidos de um roubo de bola concluído com um triplo por Ron Curry. Mas o jogo caiu depois numa fase de menos acerto do Sporting CP, que apesar da boa intensidade defensiva, que causou várias perdas de bola à formação do SC Lusitânia. A vontade dos jogadores Leoninos em fazerem depressa e bem nem sempre resultou e, com mais calma, a equipa do SC Lusitânia aproximou-se progressivamente no marcador, até um 63-60, ou seja, à distância de uma posse de bola, após um triplo de bom efeito.

Pedro Nuno Monteiro sentiu a ‘ameaça’, pediu um time-out e em muito boa hora, pois Diogo Araújo regressou de mão quente, com mais um triplo e o Sporting CP conservou, num primeiro momento e depois alargou a diferença, que ficou nos 75-67 no final dos terceiros dez minutos.

O último quarto foi um recital da formação Leonina, que marcou 32 pontos em dez minutos, com muito mérito para toda a equipa pela forma como soube jogar colectivamente, mas evidência muito especial para Ken Horton, que marcou quinze pontos nessa fase, com cinco triplos plenos de pontaria e de frieza. Foi um espectáculo dentro do espectáculo o extremo norte-americano, expoente máximo de uma magnífica prestação colectiva do conjunto de Pedro Nuno Monteiro, imparável no ritmo, sem que o SC Lusitânia encontrasse resposta para a exibição demolidora do conjunto de Alvalade, a fazer pontos de várias formas a feitios.

A barreira dos 100 pontos foi ultrapassada com um triplo de Ken Horton, que ainda faria mais dois lançamentos longos com sucesso. Boa vitória da equipa de basquetebol do Sporting CP frente ao SC Lusitânia por 107-83, a dar sequência à vitória a meio da semana frente ao Alba Fehérvar, da Hungria, numa equipa que apesar das baixas por lesão, continua a dar excelente conta do recado e um óptimo espírito de grupo. 

Sporting CP: Michael Moore (19), Litos Cardoso (9), Marko Loncovic [C] (12), Marcus LoVett Jr (16), Salvador Gomes, Diogo Araújo (6), Tyere Marshall (2), Ken Horton (27), Ron Curry (14) e Denison Tavares (2).