Leões derrotados pela AD Ovarense
20 Jan, 2024
86-91 num jogo muito disputado no Pav. João Rocha
A equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, neste sábado, na recepção à AD Ovarense por 86-91 em jogo da 13.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional.
Partida muito intensa no Pavilhão João Rocha, com as duas equipas a terem bons momentos e o resultado a mostrar-se indefinido até ao final dos 40 minutos.
No primeiro período, os Leões pecaram nos lançamentos de dois e três pontos, vendo a equipa visitante ser muito mais eficaz e conseguir uma vantagem de oito pontos (12-20), mas, na recta final, a formação Leonina ainda encurtou, com o melhor momento a ser um afundanço de Eddie Ekyor. Ainda assim, o Sporting CP saiu em desvantagem: 16-23.
Cabia assim ao Sporting CP reagir e foi o que os Leões fizeram, começando a recuperação logo no início do segundo período e, em quatro minutos, deu-se a reviravolta no marcador. A AD Ovarense até vencia por 21-29, mas em menos de dois minutos o Sporting CP fez nove pontos – Mike Moore com um triplo e um lançamento livre e Ron Curry com um triplo e dois lançamentos livres – e passou para a frente (30-29).
Recuperação fantástica da turma verde e branca, com a reacção visitante a não se fazer esperar e com o marcador a chegar aos dois últimos minutos em 36-36. Ainda assim, o Sporting CP foi para o intervalo a vencer por oito pontos. Para isso valeram mais dois triplos, um de Mike Moore e outro de Marcus LoVett Jr., com Eddie Ekyor a fechar com um ‘tiro’ de dois: 44-36 (26-13).
A distância passou logo para 10 pontos a abrir o terceiro período, mas a AD Ovarense voltou a reagir, beneficiando e aproveitando também de alguns erros Leoninos, conseguindo encurtar a distância para apenas dois pontos (55-53) e até passar para a frente (60-61), graças a dois lançamentos exteriores, fechando depois com 62-63 (18-27).
No derradeiro período, a formação visitante marcou logo um triplo e conseguiu depois um ‘fosso’ de cinco pontos, em dois momentos, com Marcus LoVett Jr. a voltar a encurtar a distância com mais um triplo (70-72) à entrada para os últimos cinco minutos de jogo e depois a partida voltou a empatar (72-72).
No entanto, num minuto de algum descontrolo, a quatro minutos do final, a AD Ovarense colocou-se a ganhar por oito (72-80) e ainda aumentou a distância para nove, complicando a tarefa aos Leões que não conseguiram converter os lançamentos que tiveram para voltar para a frente. Sucederam-se bolas que não entraram, tanto de três como de dois, com apenas Diogo Ventura a fazer um triplo a cinco segundos do final, mas que se revelou insuficiente.
O Sporting CP volta agora a jogar na próxima quarta-feira, às 19h30, de novo no Pavilhão João Rocha, frente ao BC Jonava, em jogo a contar para a quarta jornada do grupo L da segunda ronda da FIBA Europe Cup.