Ludgy Debaut é contratação para 2024/2025
18 Ago, 2024
Poste francês de 2,10m reforça opções de Luís Magalhães
Ludgy Debaut é mais uma cara nova para a equipa principal masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal desta temporada. Oriundo do Llaneros de Guárico BBC, emblema da Venezuela, o poste de 26 anos regressa à Europa para reforçar os Leões e na sua apresentação, em pleno Pavilhão João Rocha, mostrou-se tão satisfeito como convicto pelo passo dado.
"Estou muito feliz por estar neste grande clube. Quando era mais novo joguei futebol e sou um grande fã do Cristiano Ronaldo, por isso vir para o Sporting CP era a melhor decisão a tomar. Nem hesitei", destacou nas suas primeiras palavras de Leão ao peito, além de traçar desde logo os objectivos que traz em mente.
"Quero ajudar a equipa da melhor maneira possível e desempenhar o meu papel ao mais alto nível para vencer cada um dos jogos", apontou Ludgy Debaut, considerando ainda que o “primeiro passo” da equipa tem de passar pela “qualificação para a Europa [FIBA Europe Cup]".
Após ter deixado, em 2022, o basquetebol universitário dos Estados Unidos da América, onde se formou, o poste francês representou os Montreal Alliance no Canadá e dividiu a temporada passada entre o terceiro escalão em Espanha, nos bascos do Iraurgi Saski Baloia (10,9 pontos, 8,7 ressaltos e 0,8 assistências em 26 jogos), e o campeonato venezuelano (10,5 pontos, 10,4 assistências e 1,2 assistências em 24 jogos).
"A ida para o Canadá significou uma mudança rápida. Depois, tive um grande ano no País Basco e a liga venezuelana foi algo verdadeiramente diferente. Muito física e numa zona tropical, de calor, mas aprendi muito nestas três experiências", reflectiu antes de se apresentar como jogador.
E Ludgy Debaut garantiu que, dentro de campo, os Sportinguistas podem esperar de si "capacidade atlética" para lá dos seus impressionantes 2,10 metros de altura. "Quero impor o meu ritmo em Portugal. Gosto de jogar simples, ser agressivo e posso ganhar ressaltos, correr a todo o campo, evitar lançamentos adversários e lançar triplos sempre que possível”, detalhou o novo reforço verde e branco, embora ressalvando também que “o principal é contribuir para a equipa e fazer parte dessa entreajuda”.
O Pavilhão João Rocha é a sua nova casa e o basquetebolista confessou que é “um dos melhores pavilhões” que já viu desde que é profissional. "É fantástico. Todas as instalações estão aqui, perto, e adoro o verde, fica-me bem", atirou.
Ainda assim, Ludgy Debaut mostrou-se “desejoso”, acima de tudo, pelo primeiro jogo em casa. "Espero um grande ambiente", projectou o novo poste do plantel verde branco, antes de se dirigir aos Sportinguistas: "Estou muito feliz por estar aqui, mal posso esperar por vos conhecer. Vamos, Sporting CP!".