Desaire duro na Polónia
23 Out, 2024
Leões não conseguiram contrariar o KK Anwil Włocławek (93-63)
A equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal visitou, esta quarta-feira à tarde, os polacos do KK Anwil Włocławek e perdeu por 93-63 na partida referente à terceira jornada do grupo D da FIBA Europe Cup.
Os Leões de Luís Magalhães, que ainda procuram o regresso às vitórias, estiveram durante todo o encontro a correr atrás do prejuízo no marcador, mas novamente com pouco acerto nos lançamentos (33,9%), em particular nos triplos (6 convertidos em 27 tentativas), não conseguiram aproximar-se para dar a volta à equipa que venceu a FIBA Europe Cup em 2022/2023.
Com este desfecho, o Sporting CP, o KK Anwil Włocławek e o BC Dnipro ficam todos igualados a cinco pontos na classificação – os polacos com menos um jogo -, enquanto o Dinamo Sassari lidera cem por cento vitorioso (seis pontos).
Para enfrentar uma formação polaca que até então tinha batido o BC Dnipro (114-71), mas perdera com os italianos do grupo (69-66), Luís Magalhães lançou um cinco inicial composto por Diogo Ventura, Reggie Johnson, Kenney Funderburk, Isaiah Armwood e Ludgy Debaut - Nick Ward, Jeremiah Bailey e Bruno Araújo voltaram a ser ausências na ficha de jogo.
A entrada Leonina no Hala Mistrzów – com bancadas muito bem compostas – foi em falso, com muita precipitação e imprecisão no ataque, e a equipa da casa aproveitou desde logo para começar a vencer por 8-0. Depois do desconto de tempo pedido pelo técnico verde e branco, Armwood acabou com a ‘seca’ ofensiva, mas a tendência não se alterou: se tudo parecia sair mal aos Leões neste arranque, tudo correu às mil maravilhas ao KK Anwil Włocławek, resultando rapidamente num espinhoso 20-2 no marcador.
Já na segunda metade deste período inaugural um triplo de Reggie Johnson e os cestos, sob a tabela, de Debaut e Armwood permitiram ao Sporting CP – já a reagir - iniciar a escalada da montanha que se erigira no resultado, que chegou a reduzir-se até aos oito pontos de diferença (25-17). Ainda assim, foi com 30-20 que se fecharam os primeiros dez minutos – metade dos pontos Leoninos (10) tiveram a autoria do base norte-americano, que acabaria com 19.
O segundo período fez-se de muita luta e menor acerto ofensivo de parte a parte, mas novamente, foi o conjunto da Polónia a entrar melhor (39-22). O Sporting CP, com as entradas de Arnette Hallman, Uwais Razaque e Sérgio Silva, tentou manter-se à tona, mas viu-se obrigado a reagir a mais uma desvantagem acentuada (44-24).
Até ao intervalo, um Kenney Funderburk mais inspirado ajudou, mas a desvantagem verde e branca fixou-se nos 17 pontos (49-32). Como reflectiam as estatísticas, a diferença entre os dois emblemas nesta primeira parte residiu sobretudo nas percentagens de lançamento (61%-37%) e na quantidade de turnovers (9-17).
E foi essa mesma disparidade na eficácia, especialmente desde a linha de três pontos, que marcou também o terceiro período (62-40) e acabaria por revelar-se determinante. Muitos foram os triplos tentados pelos Leões, mas, nesta fase, só Armwood o fez com sucesso e já à entrada do último minuto. Assim, sem conseguir inverter o rumo dos acontecimentos, o Sporting CP partiu para o derradeiro período com a difícil tarefa de recuperar de 23 pontos de desvantagem (69-46).
Apesar dessa intenção Leonina, o KK Anwil Włocławek manteve-se por cima do jogo e continuou a aumentar a vantagem, acabando com qualquer esperança verde e branca logo no início do quarto período (80-48). Já sem história até à última buzina, a dura derrota na Polónia confirmou-se em 93-63 e as contas do grupo ficaram mais complicadas para o lado do conjunto Leonino.
Na próxima jornada europeia, os Leões de Luís Magalhães voltam a jogar fora de portas, desta feita em Itália frente ao invicto Dinamo Sassari, mas no imediato as atenções voltam a virar-se para as competições domésticas. No Pavilhão João Rocha, o Sporting CP recebe, este sábado (15h00), o Imortal BC para a Liga, num jogo referente à 12.ª ronda devido a inversão de jornada.
Sporting CP: Kenney Funderburk (10), Ludgy Debaut (11), Diogo Ventura [C] (8), Uwais Razaque (4), Salvador Gomes, André Cruz (2), Arnette Hallman, Isaiah Armwood (7), Reggie Johnson (19), Sérgio Silva (2)