Leões cederam na recta final
30 Nov, 2024
Desaire frente ao FC Porto por 83-87 em jogo em atraso da Liga
A equipa principal masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, este sábado, frente ao FC Porto por 83-87, em partida da 2.ª jornada em atraso da Liga.
Na estreia do reforço Anthony Barber na equipa Leonina, com excelentes momentos do base/extremo, que tanto a organizar como a lançar revelou apontamentos de enorme qualidade, o Sporting CP assinou uma exibição de bom nível e com períodos de ascendente sobre o FC Porto, mas na recta final os Leões cederam, não sem antes levaram o jogo ao limite das emoções, quando com um triplo Nick Ward reduziu para 83-85, com cerca de 20 segundos para jogar.
Logo de seguida, o Sporting CP recuperou uma bola, Nicholas Ward tentou um lançamento que foi analisado pelo sistema de vídeo e que levou Ward para a linha de lance livre para dois lançamentos, mas falhou as duas tentativas, o FC Porto ainda marcou um cesto e o resultado final ficou em 83-87 a favor do FC Porto.
Foi uma ponta final de jogo cruel para os Leões de Luís Magalhães, que tiveram boas fases de partilha de bola e bons lançamentos, ainda que continue a haver margem para melhorar, sobretudo para baixar o número de turnovers, ou seja, de perdas de bola sem lançamento, de subir também a percentagem de lançamentos de lance livre e de aumentar a capacidade nos ressaltos na tabela defensiva Leonina.
Tudo aspectos que o tempo poderá permitir um crescimento da formação de Luís Magalhães, que este sábado não pôde contar, por lesão, com Jeremiah Bailey e Ludgy Debaut.
O jogo foi sempre muito equilibrado, com o FC Porto a sair na frente no final dos primeiros dez minutos por 22-26. Nick Ward do lado Leonino destacou-se nas tabelas, com bons lances e a impor a compleição física. Do lado do FC Porto, Landis e Omlid fizeram-se notar, sobretudo nos triplos, área na qual o Sporting CP começou por se afirmar através de Diogo Ventura e na qual foi melhorando com o tempo e essencialmente no segundo quarto.
Nos primeiros dez minutos, o Sporting CP chegou a recuperar de 13-19 para empatar a 19 e Diogo Ventura a mostrar liderança eficaz, mas Landis com um triplo (acabou por ser decisivo o extremo norte-americano), deu essa vantagem portista no final do quarto.
No segundo quarto, o Sporting CP apareceu em muito bom nível, com Anthony Barber a mostrar excelente serviço do lado Leonino, com óptimo repertório técnico, nas entradas para o cesto, mas sobretudo no drible seguido de acto de lançamento.
Bem coadjuvado por Diogo Ventura, pelas entradas para o cesto de André Cruz e pelo jogo dominador perto do cesto de Nick Ward, o Sporting CP fez um segundo quarto de grande mérito, ganho pela equipa Leonina por 21-12, para um resultado ao intervalo de 43-38 favorável à formação de Alvalade liderada por Luís Magalhães.
O terceiro quarto abriu com um grande afundanço de Isaiah Armwood, que mais à frente fez um triplo para o 50-43 e o Sporting CP mostrava-se muito acertado, tendo até conseguido uma vantagem de dez pontos (53-43), depois de dois lances livres concretizados por Anthony Barber, que continuava a dar espectáculo.
Um triplo de André Cruz ainda deu vantagem de 58-50 para o Sporting CP, mas o FC Porto conseguiu reagir, liderado por Landis e por Omlid, anotadores mais perto ou mais longe do cesto, secundados por Tony Douglas para um 58-56 que forçou um desconto de tempo pedido pelo treinador do Sporting CP.
O Sporting CP regressou com um parcial de 5-0, fruto de dois pontos de Funderburk e de um triplo de Anthony Barber para o 63-56, mas carregado pela inspiração de Landis, o FC Porto foi reduzindo a diferença até ao 63-63. No final do terceiro quarto 65-64 era a vantagem Leonina no marcador.
O quarto período abriu com um triplo de Funderburk, mas o acerto de Landis nos lançamentos longos levou o FC Porto para a frente aos 70-73. Num jogo de parada e reposta, Funderburk reduziu para 72-73, mas a tal recta final do FC Porto prevaleceu, sempre com Landis a guiar o FC Porto nos triplos.
A 78-82, numa decisão contestada pelo público, foram assinalados passos a Diogo Ventura com cerca de 1´40 para jogar, numa fase em que as defesas se impuseram aos ataques e em que os Leões vacilaram da linha de lance livre.
Ward ainda teve um excelente triplo para reduzir a diferença até aos 80-82 e pouco depois o Sporting CP recuperou uma bola, mas da linha de lance livre Ward não concretizou nenhuma das tentativas. O FC Porto ainda marcou mais um cesto e o Sporting CP acabou por perder o jogo por 83-87, com os lançamentos da linha de lance livre a explicarem também o resultado – o Sporting CP falhou 10 e o FC Porto apenas três.
Mas foi um jogo em que o Sporting CP teve uma prestação colectiva de bom nível, numa equipa que pode melhorar, mas que também revelou em várias fases um bom basquetebol, com o muito público Sportinguista sempre entusiasta e caloroso no apoio aos jogadores Leoninos.
Sporting CP: Kenneth Funderburk (11), Bruno Araújo, Diogo Ventura [C] (12), Anthony Barber (18), Uwais Razaque, Salvador Gomes, Dinis Cherepenko, André Cruz (7), Arnette Hallman (2), Isiah Armwood (6), Nick Ward (27), Sérgio Silva.