Vitória tranquila frente à AD Galomar
14 Dez, 2024
Leões venceram a formação madeirense por 84-72
A equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, neste sábado de manhã, a AD Galomar por 84-72 em jogo da oitava jornada da fase regular do Campeonato Nacional.
A formação insular entrou bem no João Rocha e dominou o marcador nos primeiros minutos do primeiro período, com uma vantagem de seis pontos (2-8), mas depressa os Leões deram a volta.
Cat Barber com um triplo encurtou a desvantagem (5-8) e depois o Sporting CP passou para a frente, nunca mais correndo atrás do marcador. Em cima do final do primeiro parcial o placard espelhava 19-19, mas Uwais Razaque com um tiro de três pontos permitiu aos Leões fecharem na frente: 22-19.
O segundo período começou depois com o Sporting CP melhor, mas com pouca assertividade debaixo dos cestos. A meio do parcial, a formação Leonina só tinha marcado seis pontos, vendo a AD Galomar aproximar-se (28-27).
Ainda assim, ao beneficiar de dois lançamentos livres seguidos, a formação verde e branca voltou a conseguir distanciar-se (31-27) e foi jogando com a vantagem, apesar das aproximações insulares. Um triplo de Jeremiah Bailey nos últimos segundos voltou a cavar maior diferença, com o Sporting CP a ir para o intervalo a vencer por 40-32 (18-13 no período).
O terceiro período começou novamente morno debaixo dos cestos e com a AD Galomar a encurtar distâncias, mas dois triplos de Anthony Barber voltaram a recolocar a vantagem Leonina em oito pontos (46-38) e, por isso, a partida continuou a jogar-se com o Sporting CP ‘confortável’.
Até ao final deste parcial, os comandados de Luís Magalhães focaram-se em aumentar a vantagem e fecharem em 60-46 (20-14 no período).
No derradeiro período, os Leões viram a formação madeirense voltar a encurtar a vantagem Leonina - e a vencer o parcial -, mas sem nunca ameaçar a vitória verde e branca. Mais 24-26 pontos no parcial a fecharem o jogo em 84-72, um triunfo justo do Sporting CP.
Cat Barber, que marcou mais um triplo a um segundo do final do jogo, foi o melhor marcador do Sporting CP com 23 pontos.
Os Leões voltam a jogar na próxima terça-feira, de novo em casa, diante do Imortal BC em jogo a contar para a primeira jornada da fase de grupos da Taça Hugo dos Santos.