Para Best(er), melhor era mesmo impossível
07 Jan, 2016
Reportagem com reforço sul-africano do Sporting CP/Tavira Shaun-Nick Bester
Uma notícia muito interessante será revelada em breve em relação aos meus planos de 2016. A motivação está em alta!”, garantia Shaun-Nick Bester na sua conta oficial do Twitter há poucos dias para gáudio dos fãs e amigos que o seguem. Agora, as razões para tal entusiasmado já são conhecidas – o sul-africano de 24 anos foi contratado pela equipa do Sporting CP/Tavira e, apesar de não ter podido marcar presença no anúncio oficial da equipa, no decorrer do intervalo da recepção do conjunto de futebol ao FC Porto, falou ao Jornal Sporting directamente da África do Sul no fim-de-semana.
“Trata-se de uma grande oportunidade para mim em termos de ciclismo e mesmo de vida. Estou muito entusiasmado porque tinha o sonho de representar uma equipa profissional e andar pelos circuitos europeus”, comentou o novo atleta ‘verde e branco’, antes de explicar as primeiras impressões do Clube. “Como é óbvio sei que o Sporting é um dos maiores Clubes e fiquei muito satisfeito quando soube desta junção com o CC Tavira. Será um grande ano para o Sporting CP/Tavira, para o próprio ciclismo português e para mim, que alcanço outro patamar na carreira”, acrescentou.
“Estarei na equipa para fazer tudo o que o director desportivo Vidal (Fitas) queira que faça em prol do Clube, seja a trabalhar para a equipa seja a ajudar algum companheiro. Será um ano de evolução para mim, sobretudo por ter elementos mais experientes com quem vou aprender muito como o Nocentini. Estou ansioso por começar, sinto que vai ser um ano de muito sucesso”, salientou Shaun-Nick, voltando a colocar o ênfase principal no colectivo: “Sou um bom rolador, tenho um sprint forte e dou-me bem no contra-relógio. Tentarei fazer os resultados que me forem pedidos mas primeiro estará sempre aquilo que for mais importante para a nossa equipa”.
Numa parte mais descontraída da conversa, o corredor sul-africano mostrou-se impressionado com mais alguns dados históricos do Clube antes de explicar o porquê de 2016 ser um ano tão especial em termos pessoais. “Sei que foram apresentados no jogo do futebol, com 50 mil pessoas. Deve ser uma sensação incrível e deu ainda mais vontade de começar já este desafio. Quem me dera estar já em Lisboa... O Sporting tem mais de 3,5 milhões de adeptos só em Portugal? Tem mais de 40 modalidades? Tem história nos Jogos Olímpicos? Não sabia mas quando chegar quero inteirar-me de tudo. Sei que é um grande Clube e que está a recuperar uma modalidade onde teve sucesso no passado com alguns dos melhores ciclistas daí mas com certeza que vou querer saber mais”, admitiu, completando: “Tenho uma noiva espanhola, o que também é bom por essa ligação à Europa. Os maiores estão todos aí e fazem o circuito europeu. Em 2016 vou ter dois casamentos: o meu, que já estava marcado com a Tania, e este com o Sporting CP/Tavira!”.
Shaun-Nick Bester alinhou na última temporada na equipa sul-africana do Bonitas Pro Cycling, tendo alcançado o primeiro lugar no contra-relógio dos Jogos Africanos, em Brazzaville. Filho de um dos maiores atletas de ‘endurance’ sul-africanos, Nick Bester, o corredor ‘leonino’ foi considerado desde os 18 anos, quando participou no Campeonato do Mundo de Moscovo, uma das grandes promessas do país que conta com cerca de 50 mil federados. No ano passado ainda, Shaun-Nick somou alguns pontos UCI em provas realizados em território sul-africano, onde venceu algumas etapas.
A ligação do corredor à Europa já vem desde 2011, altura em que esteve cinco meses em Espanha e correu pela Novacaixagalicia, passando pelo Grande Prémio Festas de Lousada (oitavo lugar) e pelo Grande Prémio Abimota. De 2012 a 2014 esteve ao serviço da Team Westvaal BMC e das selecções da África do Sul (Sub-23 e A), tendo passado de novo com sucesso por Portugal em 2012, na 1.ª Volta a Vila Nova de Famalicão. Agora chega o maior desafio da carreira até ao momento, pelo Sporting CP/Tavira. E com um primeiro reflexo bem visível: terminou o fim-de-semana no domingo como o corredor mais popular do site Pro Cycling Stats, à frente de Johnathan Freter, Sella, Valverde e Nibali. A curiosidade sobre a nova equipa do pelotão nacional é muita mas a vontade de saber mais sobre os novos atletas não fica em nada atrás.