"Sporting vai ajudar a colocar muita gente na estrada"
21 Jan, 2016
Reportagem com Óscar González Brea, reforço do Sporting CP/Tavira
É pequeno mas tem um discurso destemido, bravo. Óscar Gonzaléz Brea encontra-se apenas na segunda época de profissional mas mostra sangue na guelra para aprender com os melhores no início de uma carreira que promete e que teve no Campeonato de Espanha de Sub-23 em contra-relógio um ponto alto para chegar... a Portugal. “Ganhar teve importância, claro, mas em Espanha há muitos corredores amadores e o ciclismo profissional está complicado. Por isso é que muitos espanhóis tentam correr em Portugal e estamos muito contentes por isso. Sendo galego, um vizinho, ainda mais.
Esse título podia ter representado mais do que representou porque ajudou-me mais em Portugal do que em Espanha”, explica o antigo corredor da Efapel que irá agora correr contra duas das principais referências: Gustavo Veloso (W52) e Alejandro Marque (Efapel), vencedores das últimas edições da Volta a Portugal. “Vai ser uma situação em que penso desde o primeiro momento, já no ano passado aconteceu isso tendo o Marque como chefe de fila. Fora somos amigos, na corrida... queremos é ganhar!”, destaca, prosseguindo: “Somos uma equipa nova mas penso que podemos ganhar já, temos Nocentini, De la Fuente e Sabido que vão estar ao melhor nível, assim como o resto do bloco. Referências no ciclismo? As pessoas que tenho mais próximas como o meu primo Ezequiel Mosquera e os meus vizinhos galegos Alejandro Marque e Gustavo Veloso. Partilho muitos quilómetros de treino com eles, admiro a sua carreira desportiva e ver a forma como progridem ajuda muito, já se entra neste mundo com algo aprendido”.
Descrevendo-se como um corredor bom no contra-relógio mas que também se dá bem com a montanha – “até pela minha constituição física, mais pequeno e leve” –, o terceiro classificado da Volta a Portugal ao Futuro de 2014 mostra-se orgulhoso com o projecto do Sporting CP/Tavira: “Vou agora começar a minha segunda época como profissional e tenho uma grande ilusão. O apoio de um grande Clube como o Sporting vai ajudar muito a colocar muita gente na estrada. Vai ser mais um passo à frente no ciclismo do País. Temos uma equipa forte com corredores experientes e jovens dispostos a ajudar. Vou aprender a correr de forma mais eficiente e inteligente”.