Sporting lança nova modalidade
15 Out, 2015
‘Leões’ criam secção de atletismo adaptado
O Sporting Clube de Portugal apresentou esta noite a mais recente modalidade que vai reforçar o Gabinete de Desporto Adaptado do Clube, o atletismo adaptado, o nono desporto para pessoas com deficiência lançado pelos ‘leões’.
Na apresentação estiveram presentes, além do vice-presidente para as modalidades ‘leoninas’, Vicente Moura, o presidente da Federação Portuguesa do Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD), Mário Lopes, e o presidente do Comité Paralímpico de Portugal, Humberto Santos, que destacou o exemplo do Sporting como potenciador das modalidades adaptadas. “Não precisávamos que todos os clubes tivessem nove modalidades. Bastava que todos tivessem uma. O Sporting está a fazer um trabalho exemplar, histórico. É uma referência no desporto adaptado em Portugal”, salientou o responsável.
Da equipa farão parte Gabriel Potra, Hugo Cavaco e Luís Gonçalves (ex-Benfica) e ainda Eduardo Sanca (ex-ACDEA), que integram a comitiva portuguesa que amanhã parte para Doha, no Qatar, para disputar os Campeonatos do Mundo de atletismo IPC, entre 21 e 31 de Outubro.
“Sempre tive uma grande admiração pelo Sporting a nível de atletismo. Cada vez mais o desporto paralímpico está a ser profissionalizado pelo Mundo e tendo este apoio por parte do Sporting, esta almofada, esta ajuda, isso permite aproximarmo-nos das condições ideais para estarmos nas grandes provas”, referiu Gabriel Potra, o mais medalhado dos quatro reforços: conquistou duas medalhas de ouro nos Jogos Paralímpicos de Sydney (200m e 4x400m) e soma já quatro participações na mais importante prova mundial do desporto adaptado, além de várias medalhas em Mundiais e Europeus da modalidade.
Luís Gonçalves, medalha de prata em 400m no Campeonato do Mundo IPC de 2014, acredita que está a fazer parte de um momento histórico. “O que me levou a aceitar o convite é que é o Sporting, o grande Clube Sporting. Acredito que isto é o início de algo que se pode tornar muito grande e é um orgulho fazer parte deste arranque”, concluiu. Hugo Cavaco, o mais novo dos quatro – tem 22 anos e participou nos Jogos Paralímpicos de Londres com apenas 18 – encara a mudança da Luz para Alvalade como uma evolução. “Foi uma grande oportunidade e todos os atletas querem progredir. O exemplo que o Sporting está a dar aos outros clubes é de louvar e é fundamental para motivá-los a fazerem o mesmo”.
Eduardo Sanca é o único lançador do grupo – é recordista nacional tanto de peso como de dardo. E confessa que assinar pelos ‘leões’ é uma meta realizada. “Representar o Sporting era um sonho antigo. Sou um Sportinguista ferrenho e foi o meu sportinguismo que falou mais alto. Estou muito contente. É muito importante a aposta do Clube nas modalidades adaptadas e penso que, com a força que tem, vai servir de modelo e impulso para outros clubes. Quem ganha com isso é o desporto, é a modalidade do atletismo adaptado”, sublinha.
Leia a reportagem completa na próxima edição do Jornal Sporting.