Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Sporting conquista Arcos Futsal Cup

Por Jornal Sporting
30 Ago, 2015

Vitória ‘leonina’ sobre Sp. Braga (5-3) na final

O Sporting conquistou esta tarde a Arcos Futsal Cup, após vencer o Sp. Braga na final por 5-3, revalidando assim o troféu de pré-época já conquistado na temporada passada.

A partida começou equilibrada, com o Sporting a procurar controlar o jogo, ganhar a bola e circulá-la, mas a esbarrar numa linha defensiva bracarense baixa e muito coesa e também a não evidenciar a velocidade e a acutilância necessárias para chegar com perigo à baliza de Victor Hugo. Merlim ainda disparou alguns mísseis às redes ‘arsenalistas’, sobretudo pela ala esquerda, mas foi a equipa de Braga a chegar primeiro à vantagem, aos 13’, num lance em que Tiago Brito encontrou espaço para picar a bola e fazer um chapéu a Marcão.

Antes do golo, o Sp. Braga tinha criado apenas duas ocasiões – uma num remate de Paulinho Rocha, depois de uma recuperação no corredor central, e outra na sequência de uma perda de bola de Marcão em zona avançada do terreno, tendo Merlim ocupado o lugar do guardião e desviado a bola da baliza ‘verde e branca’. As duas equipas evidenciavam uma boa pressão defensiva, que se traduzia num equilíbrio e em poucas oportunidades flagrantes de golo, ainda que o Sporting apresentasse um ascendente sobre o adversário.

Com o golo, o Sporting despertou e, dois minutos depois, empatou a partida. Marcão recuperou a bola a meio campo, passou para Diogo na direita, que assistiu Merlim para o 1-1, numa situação de 4x3 dos ‘leões’. O Sporting estava em crescendo e ainda criou mais duas boas oportunidades antes do intervalo: primeiro num remate de Marcão no corredor central, depois em mais um míssil de Merlim, depois de boa combinação com Fortino.

Era o aviso para o que seria o grande arranque do Sporting no segundo tempo. A formação de Nuno Dias corrigiu a entrada pálida e imprimiu no jogo tudo o que era necessário para dilatar o resultado: velocidade com e sem bola, jogadas ao primeiro toque e grande mobilidade de todos os elementos dos ‘verde e brancos’. Djô apontou o 2-1 aos 24’, numa recarga depois do canto de Miguel Ângelo pela esquerda – já depois de Diogo, aos 22’, ter enviado uma bola ao poste de Victor Hugo.

Em dois minutos, mais dois golos dos ‘leões’: aos 26’, Cary finalizou de primeira e com o seu pior pé (o direito), depois de uma assistência primorosa de Merlim de ala a ala; e aos 27’, João Matos concluiu da melhor forma uma grande jogada colectiva dos ‘leões’. O Sp. Braga ainda reduziu para 4-2 num remate colocado de André Coelho depois de canto pela direita – num lance em que a primeira linha defensiva do Sporting revelou alguma apatia –, mas o Sporting voltou a dilatar a vantagem numa jogada em que Diogo fez tudo: recuperou a bola em zona defensiva, progrediu pelo corredor central sem oposição e finalizou com êxito.

Com seis minutos ainda por jogar, o Sp. Braga lançou André Coelho como guarda-redes avançado e o Sporting não reagiu da melhor forma à superioridade numérica ‘arsenalista’, com alguns desposicionamentos defensivos – um deles fatal, dando origem ao 5-3: Tiago Brito assistiu Miguel Almeida de um corredor para o outro, sem que a defesa ‘verde e branca’ conseguisse travar a bola. Perto do apito final, Cavinato e João Matos ainda tiveram duas boas oportunidades para aumentar o marcador, mas o resultado manteve-se inalterado e o Sporting conquistou o último troféu de pré-época, antes do arranque do Campeonato, já no próximo fim-de-semana, frente ao recém-promovido Gualtar.