Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

“Ajudar a equipa e trazer os três pontos”

Por Jornal Sporting
16 Out, 2015

Marcão faz lançamento do ‘derby’ após ter marcado no Fundão

Depois de uma lesão que o afastou das quadras algumas semanas, Marcão regressou no passado fim-de-semana à equipa ‘leonina’ e contribuiu até com um golo para a vitória por 4-1 no Fundão. Agora, o guarda-redes conta com o apoio dos restantes companheiros na deslocação à Luz, a contar para a sétima jornada da fase regular da Liga SportZone, após um período inicial de época onde aconteceu de quase tudo aos guardiões da equipa.

O Jornal Sporting juntou os cinco guarda-redes à disposição de Nuno Dias para falarem um pouco das suas recuperações e para mostrar que será um por todos, todos com... Marcão. Isto enquanto não termina de vez a praga de lesões que afectou João Benedito, André Sousa, Gonçalo Portugal e Paulo Pereira.

Marcão

Quando Marcão viu o dedo anelar da sua mão esquerda com o osso de fora, depois de Diogo lhe ter pontapeado a mão numa situação involuntária de treino, perguntou logo ao fisioterapeuta: “Quanto tempo?”. Eram cinco semanas; foram três. “Fiz uma luxação na mão e não uma fractura, como inicialmente se pensou. Recuperei muito bem, cicatrizou tudo rapidamente. Passados dez dias tirei os pontos e já estava muito bem, esperei só um pouco mais para a pele ganhar mais força e voltei a treinar”, recorda o guardião, depois do regresso à competição, frente ao Fundão. “Senti-me muito bem. Primeiro, fiquei muito feliz porque não contava regressar tão cedo. Depois, senti-me bem, à vontade, confiante. Estava mesmo focado, não me lembrei da minha lesão em nenhum momento”, assegura. Foi um regresso em força entre os postes, mas com repercussões fora deles – Marcão apontou o último golo dos ‘leões’, de baliza a baliza. “Gosto muito de treinar esta situação, porque felizmente sempre estive em equipas que, na maioria das vezes, estão a ganhar, pelo que os adversários apostam muito no 5x4. É uma posição em que me vejo muitas vezes, por isso gosto de tê-la sempre bem treinada”, admite. O jogo do próximo sábado vai marcar o regresso de Marcão à Luz, mas o guardião do Sporting garante estar focado apenas na vitória. “Estou a preparar este jogo da mesma forma que preparo todos os outros. Não sei como vai ser a minha recepção, mas também não estou preocupado. Só penso em chegar lá bem, ajudar a equipa e trazer os três pontos”, rematou.

João Benedito

Recuperar de uma rotura do tendão de Aquiles é como voltar a aprender a andar. João Benedito nunca tinha tido uma lesão desta gravidade mas percebeu que estava em maus lençóis logo dentro de campo, quando tentou colocar o pé no chão. Tudo aconteceu no jogo com o Barcelona, em Abril passado, referente à meia-final da UEFA Futsal Cup. “Mal cheguei ao banco, disse logo ao doutor o que era”, recorda o capitão dos ‘leões’. A recuperação tem sido longa e penosa: depois de 15 dias de imobilização e seis semanas com uma bota Walker, só ao fim de quase dois meses é que Benedito voltou a andar – correr só à entrada para o quinto. “Agora faço algumas coisas com a equipa, treino com fisioterapeuta, mas tudo muito condicionado”, explica o guardião, que é muito cauteloso quando aos tempos do seu regresso. “É uma lesão muito grave, com casos bem sucedidos e outros não. Quero ficar bom, voltar à competição e se puder fazer um jogo para regressar, gostava muito”, assume. No próximo sábado, vai estar por fora a sofrer. “Vou apoiar os cinco jogadores que entrarem em campo. Terão todos a nossa confiança e o apoio será enorme para trazermos os três pontos”, garante.

André Sousa

“Nunca tinha ouvido falar numa coisa destas”, atira André Sousa, referindo-se ao evento único de uma equipa ter quatro guarda-redes lesionados ao mesmo tempo. Não poderá defender as redes ‘leoninas’ no próximo ‘derby’ na Luz, mas a confiança em Marcão é total. “O sucesso do Marcão é o meu sucesso, o sucesso de todos. Pelo que vi, ele está bem, regressou bem e não tenho dúvidas que a baliza vai estar em boas mãos”, assegura o guardião, a braços com uma lesão no ombro que o acompanhou toda a temporada passada. “Há uma cartilagem no ombro que protege o contacto do osso com osso, mas a minha estava descolada, por isso havia um contacto. Fui sempre conseguindo jogar, é uma lesão que não proíbe a actividade física, mas em momentos de maior competição as coisas pioram e foi isso que senti a certa altura”. O guardião aguentou até ao final da época e a 22 de Junho foi operado, prevendo-se que possa começar a treinar com a equipa na próxima semana, tornando-se disponível para Nuno Dias logo depois. 

Gonçalo Portugal

A lesão de Gonçalo Portugal é a prova de que um azar nunca vem só – aconteceu um dia antes da de Marcão, num treino, quando a bola ressaltou e bateu em cheio no seu dedo, provocando uma fractura da segunda falange da mão esquerda. Ainda assim, jogou lesionado no encontro com os Leões de Porto Salvo – facto assinalado por Nuno Dias no final. “Decidi jogar para ajudar a equipa e porque queria continuar a aproveitar a oportunidade de jogar”, explica o atleta, fora das quadras durante um mês e meio. A confiança em Marcão é total. “Tenho a certeza que vai fazer um grande jogo, numa casa difícil para ele, porque já esteve daquele lado. Mas tem estaleca para aguentar isso. Não é um puto como eu e o Paulo!”. 

Paulo Pereira

O júnior do Sporting também foi bafejado pelo azar, mas numa escala menor do que os colegas – apesar das cautelas, pode jogar e está à disposição de Nuno Dias. Num treino da Selecção Nacional Sub-21, que preparava os dois amigáveis com a Selecção A de Andorra (Portugal goleou nos dois), Paulo Pereira caiu sobre o tornozelo. “Começou logo a inchar. Quando arrefeci, as dores aumentaram e não conseguia apoiar bem o pé”, lembra. Já no Sporting, foi reavaliado e a sentença foi positiva: não precisava de deixar de treinar, apenas de ser observado diariamente. Paulo não tem dúvidas que Marcão estará à altura das exigências no ‘derby’ do próximo sábado. “É um grande profissional. Vai dar tudo pela equipa, vai estar a 100% e fazer tudo para sairmos vencedores”.