Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Juvenis derrotados pelo Benfica

Por Jornal Sporting
06 Mar, 2016

6-2 no jogo 1 da final do Campeonato Distrital Sub-17, em Odivelas

O conjunto de juvenis de futsal do Sporting CP perdeu esta tarde com o Benfica no jogo 1 da final do Campeonato Distrital Sub-17. Uma partida disputada no Pavilhão Multiusos de Odivelas, em que os ‘leões’ entraram a vencer, fruto de uma primeira parte de grande nível, mas em que foram reféns de vários erros defensivos que inverteram o marcador da etapa complementar.

Depois de uns minutos iniciais em que a formação do Benfica teve ligeiro ascendente no jogo, nomeadamente explorando os corredores – sem criar grande perigo, assinale-se –, o Sporting CP conseguiu equilibrar e até superiorizar-se na partida, com uma defesa coesa e boas saídas para o ataque. Foi por isso sem surpresas que, aos 4’, os ‘leões’ se adiantaram no marcador, numa jogada nascida nos pés do guarda-redes Bernardo Paçó, que subiu até ao meio-campo e assistiu Dani, na ala direita. O capitão do Sporting CP flectiu para o corredor central e atirou muito colocado para o 1-0.

Contra a corrente de jogo, e na primeira oportunidade, o Benfica chegou ao empate por Pedro Marques, que se antecipou a Daniel e, encostado à ala, rematou para o 1-1. O Sporting CP continuava a evidenciar maior qualidade nos processos e a criar oportunidades atrás de oportunidades – destaque para a jogada individual de Reis, rodeado de três adversários, mas atirou ao lado.

À passagem do minuto dez, mais uma grande jogada do Sporting CP: Dani recuperou a bola e, numa situação de 3x1, o passe para Tomás Paçó saiu curto, esfumando-se a oportunidade de os ‘leões’ passarem de novo para o comando do marcador. Pedro Santos, o técnico ‘verde e branco’, solicitou a pausa técnica e pediu aos seus jogadores que jogassem mais sem bola, procurando criar desequilíbrios com as movimentações e a paragem teve efeitos imediatos: numa boa jogada de Célio pelo miolo, rematou e, no ressalto, Gonçalo fez o 2-1.

Logo depois, Gonçalo atirou à trave (16’) mas, uma vez mais contra a corrente de jogo, os ‘encarnados’ marcaram, com muitas culpas do Sporting CP no capítulo defensivo: Bruno Graça apontou um livre directo pela direita que passou pela barreira e pelo guardião ‘leonino’, rumo ao empate (2-2) a um minuto do intervalo.

No reatamento, os ‘leões’ surgiram irreconhecíveis e, em três minutos, consentiram dois golos ao rival. Primeiro, Pedro Marques surgiu sozinho ao segundo poste e, em seguida, Daniel Pinto fez auto-golo quando tentava desviar a bola de Silvestre, assistido pelo mesmo Pedro Marques.

Os dois golos súbitos, que colocaram o Sporting CP pela primeira vez em desvantagem no jogo, retiraram alguma clarividência aos jogadores ‘leoninos’, que consentiram mais oportunidades claras de golo ao adversário – como a de Milton Dias, de cabeça. Só perto dos dez minutos os ‘verde e brancos’ conseguiram equilibrar com duas ocasiões claras de golo não concretizadas: primeiro numa jogada que começou com a subida do guarda-redes Bernardo Paçó, a desposicionar a defensiva contrária e a fazer chegar a bola a Gabriel, que assistiu Cacá ao segundo poste – mas o jogador falhou com a baliza deserta; depois foi Célio que falhou o cabeceamento, numa jogada decalcada da anterior.

Pedro Santos tentou o tudo por tudo e lançou Bernardo Paçó como guarda-redes avançado, mas foi novamente o Benfica a chegar ao golo, aos 34’, num contra-ataque em que os ‘encarnados’ aproveitaram uma perda de bola dos ‘leões’ e saíram em superioridade numérica, com Milton Dias a finalizar. Um minuto depois, e com o Sporting CP ainda em 5x4, Bruno Graça conseguiu roubar a bola e aproveitar o adiantamento do guarda-redes para fazer o 6-2.

Os ‘leões’ tentaram por todos os meios correr atrás da desvantagem, mas os erros defensivos cometidos acabaram por ser fatais para o conjunto comandado por Pedro Santos, que parte assim em desvantagem para o jogo 2 da final do Distrital Sub-17, que se realiza na próxima semana, no terreno do rival.