Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Seniores femininas fazem história

Por Jornal Sporting
07 maio, 2016

Sporting CP bate Novasemente (3-0) e está na final da Taça de Portugal pela primeira vez

A equipa de seniores femininas do Sporting CP apurou-se para a final da Taça de Portugal, pela primeira vez na sua história, depois de, na temporada passada ter ficado pelas meias-finais da prova. O feito inédito deu-se após a formação ‘leonina’ bater o Novasemente por 3-0 na meia-final realizada hoje, no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim, onde se realiza a fase final desta competição, quer nos masculinos, quer nos femininos. Maria Martins, por duas vezes, e Rute fizeram os golos que valeram o apuramento das ‘leoas’ para o derradeiro jogo, onde vão encontrar o Benfica (as ‘encarnadas’ bateram o Gondomar, da II Divisão, por 7-2). A final está marcada para amanhã, às 14h30, e terá transmissão em directo na RTP2.

Desde cedo as ‘leoas’ mostraram ao que vinham e assumiram as despesas do jogo. Rita Palma combinou com Maria Martins, logo no primeiro minuto, para rematar bem, mas ao lado, deixando o primeiro aviso da partida, que se viria a concretizar, dois minutos depois: roubo de bola de Maria Martins que, na cara do golo, não teve dificuldades em abrir o marcador e assinar o primeiro do conjunto ‘verde e branco’.

Em vantagem, era o Sporting CP quem mantinha o pé no acelerador, frente a um Novasemente com poucas armas para contrariar a boa entrada em campo por parte das ‘leoas’, que ficaram perto do segundo golo novamente por intermédio de Maria Martins, mas, desta feita, Sara Wallace esteve à altura e negou o golo à atleta ‘verde e branca’. Mas o Sporting CP queria mais e Rute, com um pontapé forte, voltou a fazer funcionar o marcador, carimbando o 2-0 e alargando a vantagem ‘leonina’.

Do outro lado, Carvalhinhos assumia-se como a jogadora mais perigosa do conjunto do Novasemente e, por duas vezes, tentou incomodar Naty, mas a guardiã ‘leonina’ mostrou-se à altura, da primeira vez, e o remate saiu ao lado do alvo, na segunda tentativa. O Novasemente tentava responder, mas era o Sporting CP quem protagonizava as maiores oportunidades de perigo, com Rita Palma, numa bela jogada individual, a ameaçar o terceiro para as comandadas de Pedro Nobre, que se mostravam mais confortáveis a jogar no meio-campo adversário e continuavam a insistir, por intermédio de Maria Martins, com um bom tiro para defesa de Sara Wallace, e de Jenny, que rematou ao lado da baliza.

Os últimos cinco minutos da primeira parte trouxeram novas investidas ‘leoninas’, com Jéssica a assumir um papel de destaque ao ficar perto do golo por várias vezes, mas Sara Wallace levou sempre a melhor sobre a ‘leoa’, que teve num remate picado e numa situação de um para um frente à guardiâ adversária as duas melhores oportunidades da recta final do primeiro tempo, que chegou ao fim com o Sporting CP a vencer por 2-0.

A segunda parte começou com o Novasemente perto do golo, depois de uma bola lançada em profundidade para Suka, que segurou bem e serviu Nancy Mendes, que disparou para uma boa intervenção de Naty. A guarda-redes ‘leonina’ esteve em evidência nos primeiros minutos do segundo tempo, já que Suka e Pisko tentaram reduzir a desvantagem com dois remates em zona frontal, mas Naty mostrou-se à altura e manteve a sua baliza inviolada. E, quando não era a guardiã das ‘leoas’ a impedir o golo adversário, era o poste quem se metia no caminho do Novasemente – Pisko atirou com força, mas também com demasiada pontaria.

À medida que o relógio ia avançando, o Sporting CP recolhia no terreno e dava a iniciativa de jogo a um Novasemente que até tinha bola, mas nunca chegava a incomodar realmente Naty. Nancy Mendes, de longe, voltou a atirar forte, mas ao lado do alvo, naquela que era a única forma do Novasemente levar perigo às redes ‘leoninas’, já que as comandadas de Pedro Nobre se mostravam seguras a defender, fechando bem os espaços às adversárias e obrigando-as a atirar de longe. Depois de Naty sair bem aos pés de Cris e roubar a bola, deu início a um contra-ataque rápido para as ‘leoas’, que só não terminou com o golo de Jéssica porque Sara Wallace esteve à altura e defendeu para canto. A transição rápida acordou o Sporting CP para o ataque e, de seguida, uma grande combinação entre Jenny e Sofia Jesus permitiu a Jéssica ficar na cara da guardiã adversária, mas esta voltou a levar a melhor com uma ‘mancha’ que evitou problemas de maior para o Novasemente.

A cinco minutos do fim, Mário Rui Sá apostou tudo e lançou em campo Pisko como guarda-redes avançada, passando o Novasemente, com desvantagem de dois golos, a jogar 5x4. O tiro saiu furado e, dois minutos depois, Maria Martins recuperou a bola à saída do seu meio-campo e atirou para a baliza deserta, fazendo o 3-0 para o Sporting CP e, praticamente, sentenciando a partida. A ‘leoa’ voltaria a estar perto do golo, que lhe valeria o ‘hat-trick’, mas, na cara de Pisko (a atleta ocupava a baliza do Novasemente), permitiu a defesa à guardiã improvisada. Antes do final, Jéssica ainda ameaçou o quarto do Sporting CP, mas Sara Wallace esteve bem, impedindo também o golo a Rita Palma. Assim, o encontro terminou com a vitória ‘leonina’ por 3-0, com o conjunto de Alvalade a defrontar o Benfica na final da Taça de Portugal, em partida a realizar, amanhã, às 14h30.