Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Sporting bate Sp. Braga e empata meia-final

Por Jornal Sporting
04 Jun, 2016

A equipa 'leonina' de futsal bateu o Sp. Braga por 3-2 e vai disputar o acesso à final amanhã no terceiro jogo

Os ‘leões’ venceram o Sp. Braga no segundo jogo do ‘play-off’ das meias-finais do Campeonato Nacional e adiaram assim para amanhã a decisão quanto à equipa que estará presente na final, depois de terem perdido o primeiro jogo na marca das grandes penalidades, em Braga. O resultado deste segundo jogo terminou com um 3-2 que reflectiu bem duas partes distintas, em que os ‘verde-e-brancos’ foram amplamente superiores na primeira metade, mas com o conjunto bracarense a equilibrar no segundo tempo.

O jogo começou com uma intensidade muito grande que expressou bem a vontade da equipa de Nuno Dias em empatar a eliminatória, e a pressão alta e a dinâmica ofensiva dos ‘leões’ acabou por ser premiada com o primeiro golo, por Fortino, conseguido na marca de penalidade. No entanto, nem em vantagem o Sporting abrandou e deu mais iniciativa ao adversário: o jogo continuou praticamente de sentido único, com as oportunidades de golo a multiplicarem-se a favor da equipa da casa.

Merlin, primeiro com um remate ao poste, ia-se destacando como um dos mais desequilibradores, e foi exactamente quem fez o segundo. Depois de uma iniciativa individual, finalizou forte com o pé esquerdo e fez o segundo. Com o Sp. Braga a ter dificuldades para sair da pressão ‘leonina’, os ‘leões’ continuaram por cima, ora a atacar rapidamente a baliza contrária, ora a guardar a bola muitas vezes através do adiantamento de Marcão que gerava superioridade numérica no meio-campo ofensivo. Acabou por ser através de uma recuperação de bola no meio-campo ofensivo que o terceiro surgiria, com Djo a recuperar a bola e a concluir, depois de assistência de Diogo.

O intervalo surgiu na altura em que a equipa de Paulo Tavares reagiu, sobretudo através da utilização do guarda-redes ofensivo, mas seria já depois do descanso que o Sporting viria a ter mais dificuldades. Com o Sp. Braga a exercer uma pressão mais alta que, apesar de dar mais espaço nas costas, dificultou a saída dos ‘leões’, a equipa ‘verde-e-branca’ passou a ter menos bola e sobretudo a jogar mais recuada. Foi num lance fortuito, depois de uma reposição lateral do lado esquerdo do ataque, que a equipa visitante reduziu, com Fábio Lima a fazer um auto-golo num lance infeliz.

O técnico do Sp. Braga arriscou cada vez durante mais tempo a utilização do guarda-redes avançado e foi exactamente dessa forma que chegou ao seu segundo golo, mas já depois de o Sporting ver um golo ser anulado por suposta falta sobre Vítor Hugo, que motivou muitas reclamações no banco de Nuno Dias. Ainda com o jogo em aberto, seria o Sp. Braga a chegar ao golo, numa jogada em que a bola variou de flanco a flanco, com o ataque bracarense a acabar por rematar ao poste e, na recarga, concretizar para o 3-2. 

Os últimos minutos seriam de algum sofrimento para os ‘leões’ que, depois de estar a vencer por três, viram a vantagem ser reduzida a apenas um golo mas, apesar de algumas jogadas de perigo protagonizadas pela equipa adversária, conseguiram manter a vantagem e empatar a meia-final deste ‘play-off’ do Campeonato Nacional. O jogo decisivo será disputado no Pavilhão Multiusos de Odivelas, amanhã, pelas 15h.