Sporting derrota Benfica e está a uma vitória do título
17 Jun, 2016
‘Leões’ foram ganhar ao pavilhão das ‘águias’, mesmo depois de terem começado a perder
Nesta final, quem tinha marcado primeiro nunca tinha perdido. Contudo, a equipa ‘verde-e-branca’ mostrou-se capaz de contrariar a regra e no terceiro jogo do 'playoff' foi vencer ao Pavilhão Fidelidade, mesmo depois de ter sofrido primeiro na partida.
O jogo foi dos três aquele que começou com a intensidade mais baixa, com as equipas a assumirem poucos riscos, talvez conscientes de que a margem de erro diminui a cada partida realizada. Perante esta postura, o jogo não teve tantas oportunidades como os dois primeiros, mas foi o Sporting quem conseguiu chegar à baliza com mais perigo: primeiro, Fortino a receber de costas mas a rodar e a rematar cruzado para boa defesa de Juanjo; depois, Caio Japa com uma bomba, mas novamente o guarda-redes ‘encarnado’ a evitar o golo. As ‘águias’, pelo contrário, mostraram uma eficácia diferente e, na primeira vez em que incomodaram Marcão, conseguiram mesmo chegar ao golo: depois de uma recuperação de bola no meio-campo ‘verde-e-branco’, Fábio Cecílio serviu Ré que, isolado, não perdoou.
O Sporting, em inferioridade no resultado, assumiu a maior parte da posse de bola no resto da primeira parte mas, ainda assim, seria o Benfica a criar perigo novamente, ainda que de forma fortuita: numa jogada pela direita, João Matos cortou um passe interior e a bola embateu no seu próprio poste, ficando os ‘leões’ perto de sofrer o segundo. No ataque, Merlim quase fez o empate através de uma autêntica ‘bomba’ de longe e, já a segundos do intervalo e depois de Nuno Dias pedir a pausa técnica, a equipa ‘leonina’ chegou ao golo através de uma reposição estudada, com Pedro Cary a rematar cruzado e Fortino a emendar para dentro da baliza, estabelecendo o empate que duraria até ao intervalo.
Logo no reinício do encontro, o Sporting começou como tinha acabado antes do intervalo: com um golo. Numa transição rápida, Merlim surpreendeu Juanjo ao rematar rasteiro e muito colocado e fez o 2-1 para os ‘leões’. O Benfica reagiu, com Fábio Cecílio a rematar forte mas ao lado, mas os jogadores ‘leoninos’ também dispuseram de oportunidades para fazer o terceiro, quase todas negadas por Juanjo. Merlim, por duas vezes, viu o golo ser evitado pelo guarda-redes espanhol e, do lado contrário, também Marcão mostrou estar num nível muito alto, com duas super defesas a segurarem a vantagem.
O final, já com o Benfica a utilizar o guarda-redes avançado, foi de sofrimento para a equipa ‘verde-e-branca’, mas salvo algumas excepções, a defesa mostrou-se muito bem organizada e superior ao ataque das ‘águias’. Terminado o encontro, o resultado foi favorável ao Sporting CP, que voltará ao pavilhão ‘encarnado’ no domingo, às 14h30, para tentar confirmar o título que depende da vitória no quarto jogo.