Leões conhecem calendário de futsal
02 Ago, 2019
Campeões Europeus começam no Pavilhão João Rocha
Realizou-se esta sexta-feira, dia 2 de Agosto, no Jardim Municipal de Paço de Arcos, o sorteio do calendário da Liga Placard, a principal prova a nível nacional de futsal, e do campeonato nacional feminino da mesma modalidade.
O sorteio da Liga de futsal masculina ditou que os Campeões Europeus comecem a reconquista do título nacional em casa, no Pavilhão João Rocha, frente ao Portimonense SC.
O dérbi está previsto para a jornada 4, que se vai disputar no fim-de-semana de 28 de Setembro, com o Sporting CP a deslocar-se ao Pavilhão do SL Benfica. Logo depois, o futsal Leonino vai disputar a Main Round da UEFA Futsal Champions League, na Eslovénia, de 8 a 13 de Outubro.
Os Leões acabam a primeira volta novamente em casa, desta feita frente ao SC Braga, no fim-de-semana de 23 de Novembro.
A equipa feminina de futsal do Clube de Alvalade também conheceu o seu calendário esta tarde, destacando-se a recepção ao SL Benfica na sétima jornada. As Leoas começam a sua caminhada na conquista do título nacional também no Pavilhão João Rocha, frente ao CR Golpilheira.
Miguel Albuquerque, director-geral para as modalidades do Sporting CP, esteve presente nos sorteios de ambas as competições e, em declarações ao Jornal Sporting, começou por dar congratular a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) pela descentralização do sorteio: “Tirá-lo da casa da FPF e trazê-lo à rua, ao que é a essência do futsal e à sua origem, o ringue. Também não podia deixar de dar os parabéns pela mudança da imagem da competição, que está mais apelativa e electrizante, como tinha sido referido na apresentação”.
Em relação à partida da primeira jornada, disputada no Pavilhão João Rocha, frente ao Portimonense SC, o dirigente Leonino afirmou que “jogar em casa é sempre importante (…) Acolhemos também a estreia do Portimonense SC na Liga e nada melhor do que o Campeão Europeu para receber essa estreia. Esta é uma liga com 26 jornadas na fase regular, será uma luta cada vez mais equilibrada, com clubes cada vez fortes desportiva e economicamente e a aproximarem-se dos dois clubes que têm bipolarizado o campeonato nacional. É também importante que clubes como o Portimonense SC cheguem à primeira liga. É fundamental que clubes como o SC Braga ou o CF “Os Belenenses” continuem a investir, bem como outros tantos que têm contribuído para a evolução da modalidade”.
Miguel Albuquerque desvalorizou ainda o facto de o Sporting CP e do SL Benfica defrontarem-se na quarta jornada: “O SCP e o SLB vão-se defrontar na Supertaça, na quarta jornada da liga e tantas outras vezes (…). Acabam por ser jogos diferentes, até do ponto de vista emocional por ser um dérbi, mas é indiferente ser à quarta, sexta, ou décima jornada”.
As ambições dos Leões para a temporada 2019/2020 “não se renovam, porque elas não terminam”, acrescentando que a “ambição é continuar a vencer e conquistar títulos, algo que o Sporting CP tem feito nos últimos anos”. “Este é um ano diferente porque na temporada passada o SCP falhou a conquista do tetra, algo que perseguia com muito afinco, porque nunca ninguém conseguiu conquistar essa competição quatro vezes seguidas, mas foi uma época fantástica com a conquista da UEFA Futsal Champions League”, justificou o director-geral para as modalidades. “Continuamos com a ambição de querer recuperar aquilo que é nosso em Portugal, que é a liga, e chegar o mais longe possível na Liga dos Campeões e, se possível, renovar também esse título. Mas, para qualquer pessoa que está no Sporting CP as ambições têm de ser as mesmas, que é vencer e continuar a conquistar cada vez mais títulos”.
Miguel Albuquerque comentou ainda o sorteio do futsal feminino, lembrando que “o SCP esteve há três anos muito perto desse título, que tem escapado nos últimos anos”: “O projecto do feminino é o mesmo, assente na nossa formação, naquilo que são as jogadoras que vamos formando em casa. Temos várias equipas de sucesso no feminino. É um caminho que nos vai levar ao sucesso. É paciente, é verdade, mas não tenho dúvidas que nos levará à vitória”.
Zicky, atleta do emblema de Alvalade, também esteve a representar a equipa de seniores masculinos, para quem foi um “orgulho e uma honra” fazê-lo: “Pesa na consciência e esta camisola pesa também”.
O atleta formado no SCP acredita que “esta vai ser uma época recheada de coisas boas” e garantiu que os atletas Sporting CP vão “entrar com tudo para ganhar”: “A nível colectivo esperamos conquistar o que é nosso por direito e defender o título na Liga dos Campeões. Fomos campeões na época passada e queremos voltar a vencer este ano. (…) A vontade é muita. Estamos todos cheios de vontade e de garra, queremos jogar e, sobretudo, ganhar. O facto de os jogadores estarem aqui reunidos também é bom, é um exemplo de fair-play”.
A representar a equipa feminina esteve Débora Queiroz, para quem também foi um “prazer representar o Clube” que afirmou amar: “Representamos o SCP e temos de ter atitude e dignificar a camisola. Estamos ansiosas. Todas queremos entrar em campo, jogar, desfrutar do que é representar o Sporting CP, e jogar em frente aos nossos adeptos. Relativamente ao sorteio, tínhamos de defrontar toda as equipas, por isso mais tarde ou mais cedo seria assim”.
A atleta ficou bastante feliz pela união dos sorteios do futsal masculino e feminino: “Ver o crescimento da modalidade, ainda para mais no feminino, que é mais complicado por causa dos apoios, é fantástico. É espectacular fazerem esta proximidade entre todos. É uma honra estar aqui”.