Futsal está de volta a casa
08 Set, 2022
Vitória em jogo de reviravoltas no Troféu Stromp (5-4)
Depois do andebol e do hóquei feminino, a equipa principal masculina de futsal do Sporting Clube de Portugal apresentou-se, esta quinta-feira, pela primeira vez em casa no Troféu Stromp, batendo o Portimonense SC por 5-4.
Realizados vários jogos e torneios de pré-época, os comandados de Nuno Dias regressaram ao Pavilhão João Rocha para continuar a preparar a nova temporada. Rodeados pelos vários escalões de formação Leoninos da modalidade, plantel e equipa técnica entraram, um a um, na quadra, trazendo os quatro troféus conquistados em 2021/2022 e sendo saudados pelos Sócios e Sportinguistas presentes. Entre os jogadores apresentados, destaque para a única cara nova da equipa: Anton Sokolov, além de Duarte Correia e Diogo Silva, ambos jovens da formação.
Até foi a turma de Alvalade a ameaçar primeiro por Diego Cavinato, mas o golo inaugural pertenceria ao conjunto algarvio – um filme que se repetiria. Rafa Stocker, de cabeça, correspondeu da melhor forma a uma bola bombeada pelo guardião Ale Falcone para a área Leonina. Contudo, a vantagem durou menos de um minuto, uma vez que Tomás Paçó apareceu para uma recarga dentro da área, atirando para o fundo das redes e, assim, dar início a um jogo de constantes reviravoltas.
A seguir, embora fosse o Sporting CP a carregar, o Portimonense SC – mais eficaz – fez o 1-2. Depois de Erick – por cima -, Pany Varela – ao poste – e Sokolov terem ficado perto do golo, Semedo marcou para os visitantes. No entanto, mais uma vez, foi sol de pouca dura e os Leões não só responderam de imediato com o empate como ainda completaram a reviravolta.
Alex Merlim assinou uma grande jogada individual e no remate contou com a ajuda de um desvio num defesa adversário. E no lance seguinte o pivô Esteban apareceu na cara do guarda-redes adversário, contornando-o para apontar o 3-2 numa baliza deserta. Ainda assim, a frenética primeira parte não se ficou por aqui.
Até ao intervalo, as melhores oportunidades foram sempre do Sporting CP - Hugo Neves e Paçó acertaram no ferro -, porém a eficácia esteve do lado algarvio que de penálti e contra-ataque fixou o resultado, com mais uma cambalhota, em 3-4.
Com a mira na baliza adversária, o Sporting CP veio com tudo para o reatamento e o reforço Sokolov viu o guardião – por duas vezes – e o poste negarem-lhe o golo em menos de três minutos decorridos. João Matos, Merlim e Guitta, depois, também ficaram perto de marcar e nem Cavinato, de penálti, abateu a resistência algarvia.
Finalmente, o tento do empate (4-4) chegaria aos 28 minutos com um violento remate de Esteban para o seu ‘bis’, culminando da melhor forma uma fase de verdadeiro massacre verde e branco. A toada manteve-se e o Portimonense SC, a passar por dificuldades, chegou à quinta falta ainda com sete minutos por jogar.
A seguir, Bruno – grande exibição - ainda impediu em cima da linha os golos a Esteban e Cavinato, mas não conseguiu travar o penálti que se seguiu, convertido desta vez com sucesso pelo italo-brasileiro. Esta seria a última reviravolta no marcador e os Leões, apesar de terem continuado a acumular situações de golo até ao fim, não alteraram o 5-4 e ficou em casa também o terceiro Troféu Stromp de 2022/2023.
Sporting CP: Gonçalo Portugal [GR], Duarte Correia, Tomás Paçó, Zicky Té, Hugo Neves, Erick Mendonça, João Matos [C], Diogo Silva, Anton Sokolov, Guitta, Bernardo Paçó, Diego Cavinato, Pany Varela, Alex Merlim e Esteban Guerrero.