Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sporting CP

Terceira vitória consecutiva

Por Sporting CP
17 Dez, 2022

Futsal bateu Eléctrico FC no último jogo do ano (0-1)

A equipa principal masculina de futsal do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, este sábado, o Eléctrico FC por 0-1 na 12.ª jornada do Campeonato Nacional, que marcou o início da segunda volta da fase regular e foi ainda o último jogo Leonino em 2022.

Na exigente visita a Ponte de Sor, depois de uma primeira parte muito dividida, mas sem golos, Esteban Guerrero apareceu, depois, para marcar o tento que - com a ajuda de Guitta - garantiu o triunfo Leonino. O conjunto de Nuno Dias acumula já nove jogos consecutivos sem perder, sendo esta a terceira vitória seguida na Liga.

Para enfrentar o quarto classificado, apenas cinco pontos atrás dos Leões, Nuno Dias apostou num cinco inicial composto por Guitta, o capitão João Matos, Erick Mendonça, Diego Cavinato e Alex Merlim. Desde cedo ficou claro que o equilíbrio seria a nota dominante e, apesar das oportunidades criadas de parte a parte, o nulo foi permanecendo.

Logo à passagem dos três minutos, Guitta teve de se aplicar para defender um livre à queima-roupa e, pouco depois, Cavinato não conseguiu finalizar uma boa ocasião de golo. O jogo continuaria a ser bem jogado, mas manteve-se fechado até à recta final dos primeiros 20 minutos.

Aí, Guitta voltou a brilhar na baliza, além de tentar subir com frequência para contribuir ofensivamente, e, a seguir, Merlim e Cavinato também ameaçaram, mas sem sucesso. O Sporting CP foi acumulando mais bola e um domínio territorial cada vez mais acentuado, mas a definição Leonina foi ficando aquém e o marcador seguiu intacto para a segunda parte.

Depois de parecer que a toada do primeiro tempo se iria manter, a um Merlim mais irrequieto o Eléctrico FC respondeu de forma venenosa e em duas transições rápidas ficou muito perto de marcar – Guitta e Erick revelaram-se determinantes.

De repente, o jogo agitou-se e o golo inaugural chegaria pouco depois. O mais eficaz foi Esteban Guerrero, que, assistido depois de uma excelente iniciativa de Pany Varela, concluiu de primeira e de calcanhar para inaugurar finalmente o marcador aos 25 minutos.

Com o 0-1 o duelo ficou mais aberto, aumentou o espaço para jogar e continuou a ser o Sporting CP, nesta fase, a formação mais perigosa: Sokolov, ao lado, e Tomás Paçó, forte e à figura, deixaram os avisos Leoninos. Já a nove minutos do fim, Miguel Ângelo teve tudo, numa recarga, para introduzir a bola na baliza, mas atirou por cima.

Além de estar na liderança, a turma de Alvalade mostrou solidez daí em diante, dificultando a reacção do Eléctrico FC, que chegaria, contudo, perto do fim. A dois minutos da última buzina, Guitta levou a melhor num perigoso cara-a-cara e já no tudo por tudo da equipa da casa - com guarda-redes avançado – só o poste evitou o empate ao cair do pano.

Apesar desse susto, a formação verde e branca encerra 2022 da melhor forma, com 29 pontos, sendo líder à condição do campeonato, em igualdade com o SL Benfica, que tem menos um jogo. E é precisamente diante dos encarnados, no Pavilhão João Rocha, que o Sporting CP reatará o campeonato em 2023.

Sporting CP: Tomás Paçó, Hugo Neves, Erick Mendonça, João Matos [C], Anton Sokolov, Guitta [GR], Bernardo Paçó [GR], Diego Cavinato, Pany Varela, Miguel Ângelo, Alex Merlim e Esteban Guerrero.