Nuno Dias: "Só a vitória nos interessa"
12 Jan, 2023
Treinador e João Matos lançaram dérbi de futsal com a liderança em jogo
Esta sexta-feira é dia de dérbi num Pavilhão João Rocha já lotado. Com pontapé de saída marcado para as 21h00, a equipa principal masculina de futsal do Sporting Clube de Portugal recebe o SL Benfica no jogo de cartaz da 13.ª jornada da fase regular da Liga.
Separados por apenas três pontos na tabela, Leões (29 pontos) e águias (32 pontos) vão enfrentar-se pela terceira vez esta temporada, depois de encontros na Supertaça e na primeira volta do campeonato. Os dois dérbis anteriores não tiverem golos na primeira parte e acabaram ambos empatados no tempo regulamentar, embora na Supertaça tenha prevalecido o Sporting CP no desempate por pontapés de penálti.
Em declarações à Sporting TV, o treinador Nuno Dias projectou a importante partida, realçando que para a turma de Alvalade "um bom resultado passa só pela vitória", embora reconheça que "o equilíbrio é nota dominante nestes jogos".
"Nós sabemos das dificuldades que, normalmente, estes jogos acarretam, mas vamos estar preparados para elas, acima de tudo, acreditando que aquilo que vamos fazer vai ser bem feito no sentido de vencer, que é o nosso objectivo", começou por dizer, considerando que “os segredos cada vez são menos”, tal é o conhecimento mútuo entre ambos os emblemas: "Cada vez é mais difícil surpreender, mas penso que há sempre coisas que podemos alterar, ajustar e adaptar, em relação àquilo que são as nossas observações".
Além disso, com o Sporting CP a correr atrás na disputa pela liderança, Nuno Dias sublinhou que este é um jogo “muito mais importante” para os Leões do que para os encarnados. "Se queremos continuar a ambicionar chegar à liderança temos de ganhar, apesar de nos deixar com os mesmos pontos de SL Benfica e SC Braga, de quem não nos podemos esquecer também. A nossa máxima é que dependemos só de nós e se o resultado não for positivo deixamos de o poder dizer", atentou.
Para isso, os Bicampeões Nacionais contarão com a força de um Pavilhão João Rocha completamente esgotado. "Os bilhetes esgotaram no dia em que foram colocados à venda, o que diz bem da importância [do encontro]. Não é um jogo que vai dar um título ou um troféu, mas é um jogo importante principalmente para nós. Só a vitória nos interessa, vamos fazer tudo o que tiver ao nosso alcance para o conseguir e os adeptos também estão a corresponder a este pensamento. A resposta está dada, o pavilhão vai estar lotado e esperemos que seja também com uma boa resposta da nossa parte", projectou o técnico, acrescentando ainda que "o mundo do futsal está de olhos naquilo que poderá ser o jogo de amanhã".
Também João Matos, capitão da equipa verde e branca, adiantou que os Leões “vão fazer alguns ajustes”, principalmente em “momentos estratégicos”, antes de se debruçar sobre mais um dérbi.
"É sempre um jogo equilibrado, independentemente de o Sporting CP ter ganho as últimas 11 competições. Um dérbi é sempre um jogo de intensidade, competitivo, de atitude, raça e isso nunca vai ser alterado. O SL Benfica conseguiu empatar dois jogos contra nós, mas queremos voltar ao topo da tabela e alcançar o SL Benfica, independentemente de estarmos empatados pontualmente com o SC Braga. Sabemos que isso é importante para nós e é a nossa determinação", atirou o experiente fixo de 35 anos, acrescentando: "Vamos entrar com essa vontade toda para passar para primeiro lugar, sabendo, claro, que é um adversário extremamente complicado".
Além disso, João Matos reconheceu também o impacto e a dimensão além-fronteiras deste encontro: "É o melhor dérbi do mundo. Ponto. São duas grandes equipas, estão entre as quatro melhores da Europa, por isso não tenho dúvidas que, por estarmos no topo do futsal europeu, é um jogo visto por toda a Europa, e não só".
Por fim, o capitão Leonino abordou também o peso que terá o facto casa nesta partida, depois de os Sportinguistas aderirem em massa, como é habitual, para apoiar o futsal.
"Depois de os bilhetes esgotarem em quatro horas, acredito que vai estar um ambiente muito favorável para nós. Sem dúvida que é um factor extremamente importante e temos de agradecer sempre tudo o que os adeptos têm feito por nós nos últimos anos. Têm sido extraordinários e as nossas vitórias também são para a nossa família Leonina. Além de um bom espectáculo no dérbi, queremos dar-lhes a vitória", sentenciou João Matos.