Rumo às meias-finais da Taça da Liga
26 Jan, 2023
Futsal bate Eléctrico FC e segue em frente na competição (0-2)
A equipa principal masculina de futsal do Sporting Clube de Portugal assegurou uma vaga nas meias-finais da Taça da Liga, esta quinta-feira, ao bater o Eléctrico FC por 0-2 nos quartos-de-final. Os Leões vão agora defrontar o CRC Quinta dos Lombos na fase seguinte da competição.
No Pavilhão Multiusos de Gondomar, os actuais detentores do troféu, e vencedores de quatro das sete edições realizadas, tiveram pela frente o quarto classificado da Liga, que já tinham batido duas vezes esta época: uma no Pavilhão João Rocha (2-1) e outra em Ponte de Sor (0-1).
Sem contar com Gonçalo Portugal, Miguel Ângelo, Hugo Neves e Tomás Paçó, este último devido a uma lesão de última hora, o técnico Nuno Dias viu a sua equipa entrar a mandar no jogo. Os Leões assumiram o controlo desde cedo, ensaiaram inúmeros remates e, além disso, obrigaram o Eléctrico FC a actuar quase sempre muito recuado, no primeiro terço, através da pressão alta.
A quatro minutos do intervalo, já com cinco faltas cometidas, o Sporting CP chegou ao primeiro golo da tarde. Pany Varela rasgou a defesa contrária com uma diagonal a servir Diogo Santos, que puxou para dentro e disparou certeiro. Apenas um minuto depois, na sequência de um canto, Anton Sokolov assinou o 0-2 à boca da baliza, após um primeiro desvio de Diogo Santos.
No regresso para a segunda metade, os Leões continuaram a condicionar a saída do adversário, que nunca se encolheu e tentou discutir o jogo taco a taco, embora sem conseguir criar perigo. Do outro lado, a formação de Alvalade mostrou-se confortável com a postura adoptada pelo Eléctrico FC, aproveitando a proximidade à baliza de Diogo Basílio para ir somando tentativas.
Embora sem criar aflição, o conjunto de Ponte de Sor deu boa réplica e foi adiando o dilatar da vantagem Leonina, até apostar no 5x4 (guarda-redes avançado) a quatro minutos do término. Aí, o Sporting CP teve de resguardar-se para defender a diferença no marcador, com Guitta a mostrar serviço, mas também podia ter feito o terceiro em duas boas oportunidades até final.
A meia-final, diante do CRC Quinta dos Lombos, realiza-se este sábado (17h00), 28 de Janeiro.
Sporting CP: Guitta [GR], Erick Mendonça, João Matos [C], Diego Cavinato e Pany Varela; Bernardo Paçó [GR], Diogo Santos, Anton Sokolov, Pauleta, Alex Merlim, Zicky Té e Esteban Guerrero.