Leões rumam aos oitavos da Taça de Portugal
04 Fev, 2023
Futsal venceu Eléctrico FC num festival de golos (7-6)
A equipa principal masculina de futsal do Sporting Clube de Portugal venceu, este sábado, o Eléctrico FC por 7-6 na quarta eliminatória da Taça de Portugal, garantindo assim um lugar nos oitavos-de-final.
Com um início forte e sempre na frente do marcador, apesar da réplica de valor dos visitantes, os Leões de Nuno Dias responderam ao desaire na Taça da Liga regressando aos triunfos e seguem em frente na prova-rainha – vencida pelo Sporting CP nas últimas quatro edições realizadas. Pany Varela, Zicky Té (dois), Diego Cavinato (dois), Tomás Paçó e Alex Merlim foram os autores dos golos Leoninos.
Depois de um início dividido, com ocasiões de golo para ambas as formações, aos poucos a turma de Alvalade foi-se fazendo com as rédeas do encontro e começou a cercar a área adversária. Ora, já com os Leões a forçarem cada vez mais, o guardião Guitta subiu no terreno e soltou para a chegada pela esquerda de Pany Varela, que desferiu uma verdadeira ‘bomba’ que só parou no fundo das redes.
Feito o primeiro golo da partida, a eficácia Leonina continuou e numa questão de quatro minutos o marcador já assinalava 3-0. Em duas situações em zona frontal, Zicky apareceu e foi mortífero na finalização, dando com um ‘bis’ o melhor início possível à formação verde e branca.
No entanto, pouco depois, num lance de insistência, Rúben Freire marcou e manteve o Eléctrico FC vivo no encontro - seria esta a toada até perto do fim. Ainda antes do intervalo, Anton Sokolov teve tudo para dilatar a vantagem, porém uma ‘mancha’ do guarda-redes adversário manteve o 3-1 no marcador – embora por pouco tempo.
Logo nos primeiros segundos do reatamento - já com Bernardo Paçó a assumir a baliza verde e branca -, Diego Cavinato correspondeu de forma certeira a um pontapé de canto de Alex Merlim e apontou o quarto dos Leões.
Mais tarde, o conjunto de Ponte de Sor ainda voltou a reduzir a diferença para dois golos, mas um novo canto resultaria no tento de Tomás Paçó, que atirou rasteiro e colocadíssimo. Ainda assim, num jogo que foi aquecendo com o passar dos minutos, a marcha do marcador também não ficou por aqui e através de um pontapé de penálti Simi Saiotti fez o 5-3.
Sucederam-se os duelos na quadra, cada vez mais físicos, e continuou a ser o Sporting CP a dispor das melhores oportunidades, mas a eficácia que faltou a Pany Varela teve-a o mágico Merlim: da esquerda para dentro, fez a sua jogada habitual e, tal como é habitual, concluiu-a também com sucesso.
Logo a seguir, a seis minutos do fim, Cavinato encheu-se de inspiração e tirou todos os adversários que lhe surgiram pela frente e apontou o 7-3 que reflectia a superioridade verde e branca nesta fase.
No entanto, com a aposta do Eléctrico FC no guarda-redes avançado veio também uma forte reacção, conseguindo reduzir o marcador para 7-6, já a 20 segundos do fim, mas apesar da réplica visitante a vantagem Leonina prevaleceu.
Assim, com a passagem garantida, os Leões fecharam também um dia cem por cento vitorioso no Pavilhão João Rocha, depois dos triunfos no basquetebol e no hóquei em patins.
Segue-se, agora, uma visita ao FC Azeméis a contar para a 15.ª jornada da fase regular da Liga.
Sporting CP: Diogo Santos, Tomás Paçó, Zicky Té, Erick Mendonça, João Matos [C], Pauleta, Anton Sokolov, Guitta [GR], Bernardo Paçó [GR], Diego Cavinato, Pany Varela e Alex Merlim.