Guitta: "Estamos focados para o que se segue"
03 maio, 2023
Guardião foi o porta-voz no primeiro treino em Palma de Maiorca
Depois da chegada à ilha no dia anterior, a equipa principal de futsal do Sporting Clube de Portugal treinou, esta quarta-feira, pela primeira vez em Palma de Maiorca, cidade que acolhe a edição deste ano da final four UEFA Futsal Champions League.
A sessão, que contou com todo o plantel às ordens do técnico Nuno Dias, realizou-se no Palau Municipal d'Esports Son Moix, casa do AE Palma Futsal, emblema que também discutirá a fase final da prova europeia.
No final do treino, Guitta, experiente guarda-redes dos Leões, foi o responsável por dar conta das primeiras sensações da equipa já em território espanhol. "A equipa está bem. Fizemos o primeiro treino aqui em Palma, não foi na quadra onde vamos jogar a UEFA Futsal Champions League, mas já deu para tirar das costas um bocado a viagem de ontem”, disse inicialmente aos meios de comunicação Leoninos presentes, realçando: “Sinto que estamos focados para o que se segue".
E o que se segue é a meia-final com RSC Anderlecht, marcada para sexta-feira (17h00 hora de Portugal Continental, mais uma em Maiorca). É aí que está “totalmente o foco”, traçou o guardião brasileiro: "Estamos voltados para as acções de cada jogador, as suas movimentações. Só pensamos nesse jogo e mais nada".
Ora, projectando o adversário belga, que tem “valor individual e colectivo”, considerou, Guitta começou por destacar dois nomes bem conhecidos do futsal português que jogam actualmente no RSC Anderlecht: o guarda-redes Roncaglio, ex-SL Benfica, e o ala Diogo, que jogou de Leão ao peito durante quatro épocas, entre 2014 e 2018 (170 jogos e 139 golos) – na presente UEFA Futsal Champions League já soma cinco tentos.
"Estamos habituados a jogar contra o Roncaglio, mas torna sempre o jogo difícil quando joga mais adiantado. O Diogo, que jogou aqui, é um excelente jogador, além de outros nomes também reconhecidos", apontou, antes de salientar o papel do técnico Nuno Dias na preparação do encontro: "Colectivamente, definimos com o míster aquilo que vamos fazer. Temos de prestar atenção e deixar que o míster nos oriente".
Posto isto, apesar da maior experiência do conjunto verde e branco, o guardião do Sporting CP acredita que não há um favorito declarado nesta meia-final, enaltecendo a caminhada de relevo dos belgas na competição.
"Independentemente de tudo o que já conquistámos, eles já eliminaram [no grupo D da Ronda de Elite] o FC Barcelona num grupo muito difícil, por isso diria que é 50% [de hipóteses] para cada lado. Se eles chegaram até aqui é porque têm valor, então temos de enfrentá-los como enfrentamos qualquer outra equipa", sentenciou.
Além disso, precisamente no dia deste primeiro treino em Palma de Maiorca cumprem-se dois anos exactos que os Leões conquistaram pela última vez – a segunda vez na sua História - o título europeu, então em Zadar, na Croácia. Foi o segundo também para Guitta, que lembrou essas "memórias incríveis” e realçou que podem e devem servir de inspiração para o presente, novamente com a UEFA Futsal Champions League na mira.
“Acho que só nos instiga para dar um bocadinho mais, porque já conhecemos esse sabor e vamos em busca de o conseguir outra vez", traçou.
Quem promete também não faltar são os Sportinguistas, que este ano têm uma viagem bem mais curta pela frente para apoiar os Leões do futsal. "Tenho a certeza de que vamos ter muita gente", adiantou Guitta, acrescentando: "Os nossos familiares vão estar cá e já vi mensagens de vários adeptos que vão estar cá para nos apoiar. Vamos sentir esse apoio em Palma, tal como é no Pavilhão João Rocha".
O dia de trabalho dos Leões em Palma de Maiorca não acaba por aqui, uma vez que, durante a tarde, a equipa voltará a treinar às ordens de Nuno Dias, desta feita pisando pela primeira vez o palco da final four: o Velòdrom Illes Balears.