Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Ivo Martins

Nuno Dias: "Vai ser um jogo equilibrado entre duas excelentes equipas"

Por Sporting CP
04 maio, 2023

Alex Merlim também lançou a meia-final europeia em conferência de imprensa

Tudo começou em Makarska, na Croácia (Ronda Principal), passando ainda por Città di Aversa, Itália (Ronda de Elite) até chegar, agora, à última e derradeira paragem: Palma de Maiorca, Espanha. É pela sétima vez nas últimas nove edições que a equipa principal de futsal do Sporting Clube de Portugal está, de novo, na fase de todas as decisões da UEFA Futsal Champions League. E este ano o primeiro passo na final four terá o RSC Anderlecht como obstáculo na meia-final, a qual está marcada para esta sexta-feira, às 17h00 de Portugal continental.

Na véspera do encontro, depois de mais um treino dos Leões - o último antes do jogo -, os treinadores dos dois emblemas, Nuno Dias e Luca Cragnaz, e ainda um jogador de cada equipa, Alex Merlim e Gréllo, juntaram-se para fazer a antevisão do duelo numa conferência de imprensa conjunta no palco da final four: o Velòdrom Illes Balears – também conhecido como Palma Arena. E ao lado de todos eles, na sala de imprensa, esteve bem à vista o troféu que estará em disputa.

"As minhas primeiras palavras são para dar os parabéns às quatro equipas, por estarem nesta fase com qualidade e mérito. Parabéns ao RSC Anderlecht e ao AE Palma Futsal pela primeira participação numa final four e também ao SL Benfica, que já repetiu", começou por dizer Nuno Dias aos jornalistas presentes, deixando também uma palavra à organização "pela forma como estão a proporcionar as melhores condições para fazer um bom torneio". Agradecimentos que foram também replicados, de seguida, pelos outros três protagonistas.

Já lançando os dados para a meia-final, o técnico verde e branco destacou que, tanto de um lado como do outro, este duelo terá vários jogadores “que são 'como o vinho do Porto', porque os anos vão passando e cada vez estão melhores”. “Na nossa equipa temos casos desses, como o Cavinato, que com 37 anos é o melhor marcador da Liga e o Merlim tem 36 e é o que tem mais assistências. Olhámos para o RSC Anderlecht, com jogadores como Gréllo, Diogo [ex-Sporting CP], Edu, muito experientes e, daquilo que vi, cada vez jogam melhor. Essa qualidade individual é preocupante para nós, fazem muitas coisas boas e várias parecidas com aquilo que nós fazemos", enalteceu.

Além disso, o conjunto de Bruxelas (ex-Halle-Gooik), embora estreante nesta fase final, chega totalmente invicto em 2022/2023, depois de ter vencido já a Supertaça e a Taça da Bélgica e de ter eliminado o FC Barcelona da prova europeia. Assim, a missão Leonina passa por fazer aquilo que ainda ninguém conseguiu esta época: bater o RSC Anderlecht.

"Ainda não perderam esta época e já jogaram com AFC Kairat, AE Palma Futsal, eliminaram o FC Barcelona na Ronda de Elite. Não é qualquer equipa que faz isto. O facto de terem uma liga menos competitiva é apenas um factor de distracção para nós, porque, por exemplo, o AFC Kairat e o próprio FT Charleroi, belga, já ganharam a prova", alertou Nuno Dias, apontando baterias para aquilo que os Leões terão de fazer em quadra.

"Decisivo e determinante são a nossa atitude competitiva, aquilo que conseguirmos anular do bom jogo do RSC Anderlecht e colocá-los em dificuldade. Vai ser um jogo equilibrado entre duas excelentes equipas", traçou.

Questionado depois sobre a possibilidade de igualar Júlio Velasco como o treinador que mais vezes levantou o troféu continental (três), o treinador do Sporting CP relativizou esse dado, preferindo sublinhar que aquilo que mais o motiva é "conquistar troféus uns atrás dos outros e este é, sem dúvida, o troféu, o mais importante a nível de clubes".

Por fim, Nuno Dias informou que tem todo o plantel à disposição para a meia-final e que Zicky Té, apesar de ter treinado com uma protecção no joelho, "está nos 14 convocados”. “Achamos que tem condições de nos ajudar. A protecção é para isso mesmo, para proteger, mas espero que esteja a cem por cento para contribuir e ajudar para a equipa atingir o objectivo, que é vencer amanhã para marcar presença na final", sentenciou. Na mira está a sexta final nos últimos sete anos.

Para Alex Merlim, a UEFA Futsal Champions League é "um palco onde qualquer jogador e equipa gosta de estar”. “É um momento indescritível, já tive a oportunidade de a conquistar duas vezes e conseguir a terceira seria como se fosse a primeira", confessou.

Depois, o ala garantiu que a equipa “está preparada” e o foco é “exclusivamente no jogo de amanhã”. "Todo o cuidado é pouco perante uma equipa com a qualidade deles. Nós sabemos da nossa força, jogamos para vencer e estamos aqui para isso. A partida foi preparada da melhor maneira possível e ser uma equipa vencedora é o nosso ADN", realçou, acrescentando: "Enquanto tivermos este friozinho na barriga quer dizer que temos objectivos e ambição de vencer".

Entre os emblemas presentes nesta final four, o Sporting CP é a equipa mais titulada (dois) e também a que mais presenças soma em fases finais (dez) – sendo mesmo o recordista máximo na modalidade.

Apesar disso, Merlim não esqueceu as derrotas na Taça da Liga e da Taça de Portugal e o objectivo está em “voltar a ganhar o mais rapidamente possível”. "Isso demonstra que não somos invencíveis e que ganhar consecutivamente é fruto de muito trabalho e dedicação. Agora, temos de voltar a ganhar o mais rapidamente possível e não há melhor maneira do que fazê-lo numa competição como esta", finalizou.

Por sua vez, Luca Cragnaz, treinador do RSC Anderlecht, foi o porta-voz do entusiasmo belga nesta estreia numa final four. "É uma honra para nós e estamos com muita vontade e alegria de poder competir com estas equipas que são as melhores da Europa, senão do Mundo. Vamos dar o nosso melhor, confio muito no meu grupo", atirou, frisando também o “muito respeito” que tem pelo Sporting CP de Nuno Dias.

"Basta ver o histórico e a sua História, com cinco finais [atingidas] e dois títulos. Temos muito respeito e o mais importante é darmos o máximo para fazer um jogo perfeito, porque só assim podemos competir contra eles", considerou.

Por fim, Gréllo, experiente ala do conjunto de Bruxelas, também destacou o sentimento “incrível” por disputar esta fase, além de projectar um jogo “duríssimo” contra os Leões.

"Vamos jogar contra equipas habituadas a este palco e vão ser quatro jogos espectaculares. O Sporting CP tem mostrado ao longo dos anos que é uma das melhores, senão a melhor equipa do mundo. Vai ser um jogo duríssimo, mas nós temos as nossas armas e vamos dar tudo para chegar à final", prometeu.