Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Sporting CP é campeão nacional de sub-19 em futsal

Por Sporting CP
18 Jun, 2023

Leões de Tiago Varanda vencem SL Benfica no quinto jogo da final por 3-1

A equipa de futsal de sub-19 do Sporting CP sagrou-se este domingo campeã nacional, após vencer no quinto jogo da final, a chamada negra, o SL Benfica por 3-1, num jogo com incerteza mesmo até ao último segundo. O Sporting CP estava em vantagem de 2-1 e no último segundo, para delírio do muito público Sportinguista, Pedro Santos atirou para o fundo da baliza das águias, que já jogavam com guarda-redes avançado, e arrumou definitivamente a história de um jogo em que os Leões foram melhores nos 40 minutos.

Ainda assim, o Sporting CP teve de correr atrás. Isto, porque coube ao SL Benfica inaugurar o marcador, numa faz em que o Sporting CP estava mais instalado no meio-campo adversário e criava as melhores oportunidades de golo, nomeadamente com um remate aos ferros da baliza dos encarnados. Foi, por isso, contra a corrente, que a equipa encarnada inaugurou o marcador. Faltavam sensivelmente 4 minutos par o intervalo, mas o Sporting CP ainda teve tempo, arte e engenho para igualar as contas nos primeiros 20 minutos, na sequência de um excelente lance na esquerda de Diogo Silva, que cruzou à medida de um desvio de Pedro Santos a 19 segundos para o final da primeira parte.

Final dos primeiros 20 minutos e empate a um golo entre Sporting CP e SL Benfica.

Na segunda parte, continuou a superioridade Leonina, com Diogo Silva, num livre indirecto a castigar demora na reposição de bola com as mãos por parte do guarda-redes das águias, a atirar colocado, de pé esquerdo, para o segundo golo da equipa de Tiago Varanda. Ficavam a faltar cerca de 10 minutos para o final.

O SL Benfica tentou aproximar-se mais da baliza Leonina e teve dois remates perigosos, um deles salvo praticamente sobre a linha poe um jogador Leonino. A 3 minutos e 41 segundos para o final do tempo regulamentar, o SL Benfca pediu uma pausa técnica para tentar a reacção final, com uma infracção mal assinalada ao Sporting CP a aproximar perigosamente os Leões da sexta falta e de um livre de 10 metros para as águias.

Foi, no entanto, do Sporting CP a melhor oportunidade até final, com Diogo Silva a quase bisar, após grande jogada de Vicente. Valeu ao SL Benfica um jogador das águias a salvar, praticamente, sobre a linha de golo. E, já dentro dos últimos 30 segundos e depois de nova soberana oportunidade Leonina, com remate por cima da trave – o SL Benfica também ameaçou seriamente o empate por duas vezes no último minuto – coube então ao pivô Leonino Pedro Santos colocar o ponto final na partida (a 70 centésimos de segundos para o final), num remate para a baliza deserta, desde a área defensiva Leonina, pois a equipa verde e branca estava em missão de guardar o precioso golo de vantagem.

Acabaram por ser dois golos de diferença, a favor do Sporting CP (3-1) num ambiente de euforia do público Leonino no Pavilhão João Rocha, a esgotar as bancadas destinadas aos Sportinguistas. Grande jogo de futsal e triunfo justo da equipa melhor técnica e tacticamente – o Sporting CP.