Gonçalo Portugal renova e continua de Leão ao peito
28 Jul, 2023
Experiente guardião está no Clube desde 2007
Gonçalo Portugal renovou contrato e vai prolongar a já longa ligação ao ‘seu’ Sporting Clube de Portugal. Chegado em 2007 ao futsal verde e branco para a equipa de juvenis, o guarda-redes tem-se mantido desde aí no emblema de Alvalade, contando pelo meio destes cerca de 16 anos apenas dois empréstimos: um à AD Fundão em 2014/2015 e outro ao CRC Quinta dos Lombos, onde passou a segunda metade de 2015/2016.
Além disso, Gonçalo Portugal já completou 25 anos como Sócio do Sporting CP e, por isso, no momento da assinatura, Rodrigo Pais de Almeida, vogal do Conselho Directivo, entregou-lhe o respectivo emblema comemorativo.
“Para uma pessoa que é Sportinguista e está no Clube há muitos anos, tem um grande significado saber que o Sporting CP confia em mim e no meu trabalho. Estou muito feliz, porque estou numa casa que conheço bem, já conquistei muitos títulos aqui e é onde eu quero ficar. Agora, é conquistar mais títulos”, começou por dizer o guardião de 31 anos aos meios de comunicação do Clube, acrescentando: “Vou manter o meu profissionalismo e trabalho diário e também acredito que foi por isso que quiseram a minha renovação. Há sempre espaço para melhorar, mas podem esperar o mesmo e mais”.
A nível sénior, Gonçalo Portugal soma mais de 200 jogos de Leão ao peito e é sempre um dos jogadores mais elogiados tanto por colegas de equipa como pela equipa técnica e dirigentes, sobretudo pela sua postura irrepreensível e profissionalismo, além de ser um guardião sempre fiável entre os postes.
“Sou uma pessoa que gosta muito de ajudar. Se calhar não dou tanto nas vistas, mas gosto de estar sempre lá, dar uma palavra aos mais jovens e aos novos que chegam. Gosto de estar na minha e passar-lhes o meu Sportinguismo”, explicou o internacional português por duas vezes, antes de vasculhar nas muitas e boas memórias vividas no Clube do seu coração, onde já venceu tudo.
“Já temos duas UEFA Futsal Champions League, que era aquilo que, desde que estou aqui, estava na nossa cabeça. Era um feito a alcançar e conseguimos duas. É um dos nossos grandes feitos, mas depois há aqueles momentos que nos ficam sempre marcados. Por exemplo, no meu caso é aquele Tricampeonato [2017/2018] contra o SL Benfica em que eu defendi os penáltis nos dois últimos jogos. São momentos que ficam marcados”, lembrou, sorridente.
Mais de 15 anos se passaram desde os seus primeiros dias de Leão ao peito como jogador, admitindo que nessa altura “não esperava estar aqui hoje”. “Todos temos sonhos, mas as coisas foram aparecendo ao longo do caminho e acho que as fui aproveitando bem, por isso é que estou aqui. Agora é dar continuidade ao trabalho e recompensar o Sporting CP por todos estes anos de Leão ao peito”, apontou, sublinhando o papel dos Leões como “um dos impulsionadores para desenvolver a modalidade e é um exemplo a seguir por todos”.
Depois, com 2023/2024 em mente, o objectivo traçado é claro: “Queremos ganhar todos os troféus”. “Quem está aqui no Sporting CP tem de ter essa mentalidade. Falando por mim e talvez pelo [João] Matos, que já estamos aqui há muitos anos e temos muitos troféus, ambicionamos sempre mais. Estamos sempre a melhorar todos os dias, por isso queremos fazer uma época melhor do que anterior”, atirou Gonçalo Portugal, antes de deixar uma mensagem aos Sportinguistas, que considera “grande parte do sucesso” do futsal verde e branco.
“Vamos jogar fora e sentimo-nos em casa. Este Clube é muito isso, estejamos num bom ou num mau momento, os nossos adeptos estão lá sempre para nos apoiar. Isso define o Sporting CP", enalteceu, deixando uma garantia. “Não vamos ficar por aqui”, porque, segundo o guardião, “são os títulos que nos tornam tão grandes”.
z< Z