Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Mais um Troféu Stromp a ficar em casa

Por Sporting CP
15 Set, 2023

Leoas do futsal venceram o Atlético CP (5-1)

A equipa principal feminina de futsal do Sporting Clube de Portugal conquistou, esta sexta-feira, mais uma edição do Troféu Stromp, com triunfo frente ao Atlético Clube de Portugal por 5-1 no Pavilhão João Rocha. 

A anteceder o jogo, a capitã de equipa do Sporting CP, Débora Venâncio, e o treinador, João Filipe Soares, dirigiram algumas palavras aos Sportinguistas, de ‘aperitivo’ para a nova temporada. “Um desejo de uma óptima época para todas e com muitas conquistas desportivas. Um pedido especial. Venham apoiar-nos e tragam mais gente, prometemos muito trabalho e dedicação neste grande clube que é o Sporting CP”, disse a capitã. Já o treinador referiu: “Este grupo de trabalho sabe da responsabilidade de representar este clube. Vamos fazer o nosso melhor para cativar cada vez mais gente para torcer pelo Sporting CP”.

Quanto ao jogo, teve sempre sinal mais do Sporting CP. João Filipe Soares optou por um cinco inicial constituído por jogadoras que transitaram da época passada, com Cristiana Fonseca na baliza, Beatriz Santos, Kika, Débora Queiroz e Ana Alves. O Sporting CP apresentou já boas combinações e jogadas a dois toques que pediam uma definição de último passe que, com o tempo, será cada vez mais aperfeiçoada. Houve, no geral, bons sinais do conjunto de João Filipe Soares, pressionante em zonas altas e a querer recuperar rapidamente a bola sempre que a perdia. Kika foi sempre muito reactiva e essa atitude contagiante foi seguida pelas companheiras. Era uma questão de tempo até o primeiro golo aparecer, perante um Atlético CP aguerrido, mas cujos argumentos eram, quase exclusivamente, os de tentar fechar os caminhos para a baliza que defendia.    Com cerca de 13 minutos para jogar na primeira parte, o Sporting CP adiantou-se no marcador:  primeiro remate de Débora Queiroz defendido pela guarda-redes do Atlético CP e, na recarga, Beatriz Santos, de pé esquerdo, a atirar colocado para inaugurar o marcador.  

Instalado no meio-campo do Atlético CP, o Sporting CP mostrava boas saídas em apoio e à entrada dos últimos cinco minutos aumentou a diferença, num lance bem conduzido por Kika e ainda melhor finalizado por Débora Queiroz, que rematou para fora do alcance de Sara Monteiro. Vantagem de 2-0, que duraria até ao intervalo, totalmente justificada e que até era curta para a superioridade Leonina, pois as oportunidades sucediam-se, mas sem a finalização mais desejada.    

No segundo tempo, houve mais uma série de oportunidades do Sporting CP, às quais foram faltando a finalização certeira, com Kika a ver os esforços negados por boas intervenções de Carina Bento. 

O ritmo de jogo baixou, o discernimento do Sporting CP também e o Atlético CP teve uma boa oportunidade para reduzir por Cristiana Gonçalves, que se isolou, mas atirou ao lado. A equipa visitante foi mais atrevida no segundo tempo, o Sporting CP foi gerindo, sem carregar muito no acelerador, mas sempre que colocou um pouco mais de velocidade, criou dificuldades. A atitude aguerrida do Atlético CP foi premiada à entrada para os últimos dez minutos, com um golo de boa execução de Carolina Araújo, de pé esquerdo, à saída de Cristiana Fonseca, para muitos festejos dos adeptos do popular emblema da Tapadinha.

O Atlético CP entusiasmou-se com o golo, o Sporting CP estava com menos intensidade e o jogo ganhou incerteza no marcador, que voltaria a ficar praticamente desfeita, quando Kika atirou para a baliza deserta, depois de um mau passe em situação de guarda-redes avançado da guardiã do Atlético CP. A jogadora Sportinguista fez o 3-1, com cerca de sete minutos para jogar e até final, a superioridade Leonina voltou a vir bem mais ao de cima, com Kika quase a bisar em remate ao poste. 

Muito saudados ainda, os minutos a mais três jogadoras da formação que entraram em muito bom estilo: Júlia Santos, que assistiu para o 4-1 de Kika, Inês Fonseca, que fez o 5-1 em remate colocado e Luana Vieira. Bons indicadores para o futuro e de que há matéria prima de qualidade nos escalões mais jovens do Sporting CP. 
  
Sporting CP: Beatriz Santos, Júlia Santos, Cristiana Costa, Inês Lopes, Mariana Rodrigues, Inês Fonseca, Débora Queiroz, Érica Ferreira, Ana Alves, Débora Venâncio [C], Marisa Amorim, Ana Lopes [GR], Cristiana Fonseca [GR], Inês Lima, Jéssica Lucas [GR], Kika, Luana Vieira