João Filipe Soares: "Temos de mostrar a nossa qualidade"
28 Set, 2023
Futsal feminino recebe o dérbi com o SL Benfica esta sexta-feira
A equipa feminina de futsal do Sporting Clube de Portugal recebe esta sexta-feira (21h30) o SL Benfica, no Pavilhão João Rocha, em jogo da segunda jornada da fase regular da Liga.
Em antevisão à partida, o técnico João Filipe Soares, que cumpre a primeira temporada à frente das Leoas, começou por elogiar o momento da equipa nesta fase ainda inicial de 2023/2024.
“Estamos há mês e meio juntos, vamo-nos conhecendo e estamos cada vez mais rotinados e entrosados com a nova forma de trabalhar. Se já conseguimos mostrar tudo isso num jogo com este cariz emocional, só sexta-feira saberemos, mas acredito que sim”, afirmou o técnico aos meios de comunicação do emblema de Alvalade, antes de abordar o primeiro encontro oficial da temporada, que terminou com um triunfo expressivo por 5-0 diante da EDC Gondomar.
“Foi uma boa entrada na Liga. Havia alguma ansiedade pois começa a disputa dos pontos e isso mexe sempre um pouco com as jogadoras, mas elas estiveram muito bem. Estiveram tranquilas desde o início, mas à medida que o resultado foi ficando favorável isso ainda lhes trouxe mais tranquilidade. Foi uma belíssima exibição e uma vitória sem contestação por números claros, os três pontos foram mais do que justos. Fiquei muito satisfeito com o resultado e exibição”, frisou.
Quanto ao dérbi, João Filipe Soares defende que será um duelo com “características diferentes”. “Só estarão três pontos em disputa, mas este jogo pode desbloquear mais do que isso pelo que pode representar em termos emocionais. É mais do que um jogo, é um dérbi entre duas grandes instituições que mexe com muita gente, e queremos estar à altura do desafio. Queremos ser competentes e competitivos, temos condições para discutir o jogo e o resultado”, assegurou.
Para o técnico, o facto de o SL Benfica ser a equipa que “mais títulos tem ganho” no passado recente não deve fazer as jogadoras Leoninas desconfiarem de si próprias. “Respeitamos o adversário, mas é só isso mesmo. Temos de mostrar a nossa qualidade e enfrentar o adversário olhos nos olhos. Se o SL Benfica tem vencido mais vezes é porque tem provado que tem sido melhor do que os outros, mas nós queremos inverter isso a começar já por sexta-feira”, reforçou.
Já depois de sublinhar que o plantel desta época é composto por “jogadoras experientes e malta nova com sangue na guelra que está ansiosa por mostrar que tem qualidade”, João Filipe Soares pediu a presença dos Sportinguistas no Pavilhão João Rocha. “Gostávamos que estivesse muito público a puxar pela equipa e a ser o extra de que as jogadoras precisam para ajudá-las na superação e inspiração. Acredito que as nossas armas vão sobrepor-se às do SL Benfica”, atirou.
Já Beatriz Santos, ala de apenas 20 anos que cumpre actualmente a terceira época de Leão ao peito, enalteceu os sinais positivos que a equipa tem dado neste arranque de temporada.
“Estamos a começar bem, temos jogadoras novas e estamos a adaptar-nos umas às outras. Além disso, temos também um treinador e um modelo novos, há muito para adaptar mas temos trabalhado para isso. O primeiro jogo, contra a EDC Gondomar, foi o reflexo dos treinos que temos estado a fazer”, disse, perspectivando um “jogo complicado contra o Campeão Nacional”.
“Temos trabalhado duro e não temos dúvidas de que com o trabalho e a análise que temos feito em conjunto com o míster vamos dar tudo em campo na sexta-feira para conseguirmos a vitória”, referiu a jovem, deixando um apelo para que os adeptos apoiem a equipa ao vivo neste dérbi.
“É importante termos o apoio dos adeptos nas bancadas, é sempre bom termos a nossa família verde e branca no Pavilhão João Rocha. Peço desde já para virem apoiar, esperamos-vos cá”.