Nuno Dias: "Três jogos de grande nível e difíceis, mas perante os nossos adeptos"
02 Nov, 2023
Reacção à organização Leonina e ao sorteio da Ronda de Elite
Conseguida, na Croácia, a qualificação para a Ronda de Elite, cujos grupos já são conhecidos, Nuno Dias, treinador da equipa principal de futsal do Sporting Clube de Portugal, não só perspectivou e analisou os adversários que se seguem, como ainda enalteceu a posição de anfitrião que o Sporting CP terá no grupo C.
Assim, o treinador verde e branco realçou que ter a Ronda de Elite no Pavilhão João Rocha é "óptimo", qualificando ainda esta organização como "uma grande vitória".
"É sinal de que vamos disputar três jogos de grande nível, difíceis, mas perante os nossos adeptos e no nosso pavilhão. Não implica viagens, nem alterações ao nosso ritmo de vida normal, é benéfico para nós, mas agora falta fazer o nosso trabalho, ou seja, vencer os jogos para estar presentes na próxima fase", começou por dizer aos meios de comunicação Leoninos.
No grupo C, que se vai disputar no Pavilhão João Rocha, o Sporting CP vai defrontar o RSC Anderlecht Futsal (Bélgica), o KMF Loznica-Grad (Sérvia) e o Haladás VSE (Hungria). Juntando, primeiramente, os conjuntos belga e sérvio, uma vez que são 'velhos conhecidos' dos Leões, Nuno Dias caracterizou-os, desde logo, como "equipas extremamente difíceis".
"A esta fase já só chegam os melhores e olhando para aquilo que foram os percursos [dos adversários] vamos ter três jogos difíceis. O RSC Anderlecht Futsal, tal como o Sporting CP, mudou muito as peças e nem uma equipa nem outra são as mesmas daquela meia-final [da UEFA Futsal Champions League da época passada, com vitória verde e branca por 7-1]. Na pré-época empatámos e o RSC Anderlecht Futsal está mais parecido a essa equipa e, pelos jogos que fez, parece-me melhor. Na Ronda Principal esteve juntamente com o FC Barcelona e o KMF Loznica-Grad e foram jogos extremamente equilibrados. Perdeu 2-1 com o FC Barcelona e ganhou 2-1 ao KMF Loznica-Grad, que, por sua vez, perdeu 2-0 com o FC Barcelona, mas aos 39 minutos ainda estava 1-0", 'dissecou' o treinador da equipa de futsal do Sporting CP.
De seguida, abordou os húngaros do Haladás VSE, recordando que "vem do grupo do AE Mallorca Palma Futsal, com quem perdeu 3-1, mas 2-1 aos 36 minutos, e empatou 2-2 com o Kayrat Almaty FC".
Em suma, Nuno Dias sublinhou que os três emblemas chegam a esta fase após "jogos equilibrados, sem que o resultado tivesse 'disparado' mesmo frente a equipas fortes", atentou.
Apesar disso, não hesitou também em realçar a ambição e a qualidade do grupo que orienta. "Vamos estar na presença de quatro equipas com qualidade e todas elas com um mesmo objectivo, mas sentimos que podemos estar um pouco acima por toda a envolvência de jogarmos em casa e por tudo aquilo que somos e valemos", enalteceu, antes de se dirigir também aos Sportinguistas.
"Esperemos que, quando chegue essa altura, os nossos adeptos nos ajudem, porque só assim faz sentido organizar estas competições e continuar a afirmar que com eles é tudo muito mais fácil", reforçou. A Ronda de Elite vai acontecer entre os dias 28 de Novembro e 3 de Dezembro, sendo que apenas o primeiro classificado de cada um dos quatro grupos passa para a final four, que está marcada para o início de Maio.
Além disso, à entrada para esta fase, o Sporting CP tornou-se, em igualdade com os 68 do Inter FS, a equipa recordista em termos de jogos na UEFA Futsal Champions League e também no que toca a golos (412, já acima dos 410 do Inter FS). Já a nível individual, Nuno Dias é o primeiro técnico a atingir 50 vitórias na prova europeia à frente de um único clube.
"Não tinha noção, mas ficamos contentes. Ainda assim, mais importante do que o número de jogos é o número de vitórias e, de facto, tem sido um percurso excelente. Podemos ultrapassar o Inter FS, uma vez que não está em prova e podemos ser a equipa a ter esse recorde de mais jogos e vitórias na Liga dos Campeões", disse, continuando: "Da minha parte é ter a sorte de pertencer a um clube e a um grupo vitoriosos. Sinto-me orgulhoso por aquilo que temos alcançado ao longo dos anos. É tudo resultado de bons grupos, muito trabalho, qualidade e esperemos que assim continue".