Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Arranque a todo o gás na Ronda de Elite da Champions

Por Sporting CP
30 Nov, 2023

​Futsal não deu hipótese e goleou o KMF Loznica-Grad por 1-9

A equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal entrou com o pé direito na Ronda de Elite da UEFA Futsal Champions League, esta quinta-feira, ao golear os sérvios do KMF Loznica-Grad por 1-9 na jornada inaugural do grupo C.

Os Sportinguistas compareceram em massa no arranque desta fase da prova, que teve o Pavilhão João Rocha como palco pela terceira vez (depois de 2018 e 2021), e viram a sua equipa dar uma excelente resposta. Sempre muito superiores e mais intensos, os Leões atingiram o descanso na frente por 0-4, resultado curto para as ocasiões criadas, tendo marcado mais cinco golos na segunda metade.

Sem contar com o guarda-redes Henrique Rafagnin, devido a lesão, Nuno Dias apostou num cinco inicial com Bernardo Paçó, Alex Merlim, João Matos, Tomás Paçó e Zicky Té, vendo os seus comandados entrarem a todo o gás na partida. Logo aos dois minutos, Zicky Té inaugurou o placard, e pouco depois, aos quatro, Alex Merlim aumentou para 0-2 com um remate ao ângulo.

Depois de um arranque muito forte em que só deu Sporting CP, os visitantes ainda esboçaram uma reacção e obrigaram Bernardo Paçó a um par de defesas, mas foi sol de pouca dura. Os Leões continuaram a ter o jogo na mão e criaram inúmeras oportunidades para marcar, com Alex Merlim e Zicky Té a serem os elementos em maior evidência, mas a bola teimava em não entrar.

Sempre muito subido na quadra, até porque o KMF Loznica-Grad nunca fez questão de pressionar alto para não correr riscos, o Sporting CP jogou a seu bel-prazer no meio-campo rival. Já com 17 minutos decorridos, e depois de muita insistência, Pauleta fez o tão procurado e merecido 0-3, sendo que segundos depois foi a vez de Diogo Santos fixar o 0-4 ao intervalo.

Depois de uma primeira parte totalmente dominada pelos Leões, a segunda trouxe mais do mesmo. Com apenas dois minutos decorridos, Tomás Paçó consumou a mão cheia de golos e, aos quatro, tal como tinha acontecido no primeiro tempo, chegou mais um, a meia dúzia, desta feita num auto-golo. Isto, já com Gonçalo Portugal entre os postes da baliza verde e branca.

Apesar de, pouco depois, os forasteiros terem conseguido reduzir a distância para 1-6 num contra-ataque rápido e sem que o tivessem justificado, o controlo Leonino era inquestionável e pecava apenas pela falta de eficácia na finalização. Tantas foram as situações de perigo criadas pelo Sporting CP, que era apenas uma questão de tempo até a vantagem voltar a aumentar.

Esse cenário confirmou-se à passagem dos 14 minutos, com Alex Merlim a bisar e a fazer o 1-7 com um remate forte, bem ao seu estilo, ficando depois à beira do hat-trick com uma bola ao ferro. Nos três minutos finais, Hugo Neves fechou o marcador ao marcar em dose dupla (1-9), num duelo em que o adversário nunca teve argumentos para contrariar a superioridade Leonina.

O Sporting CP soma assim os primeiros três pontos na Ronda de Elite, voltando a entrar em acção já amanhã, sexta-feira (20h30), frente aos húngaros do Haladás VSE. Já a terceira e última jornada, diante dos belgas do RSC Anderlecht Futsal, está marcada para domingo (18h30).

Sporting CP: Bernardo Paçó (GR), Alex Merlim, João Matos (C), Tomás Paçó e Zicky Té; Gonçalo Portugal (GR), Diogo Santos, Hugo Neves, Welsey França, Taynan, Pauleta, Anton Sokolov, Pany Varela e Hugo Macedo.