Sporting CP na final four da Champions
03 Dez, 2023
Leões voltam a marcar presença na decisão do troféu
A equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal garantiu, este domingo, um lugar na final four da UEFA Futsal Champions League, estando mais uma vez na luta pela conquista do título europeu.
Depois das goleadas impostas a KMF Loznica-Grad (Sérvia) e o Haladás VSE (Hungria), os Leões superaram os belgas do RSC Anderlecht Futsal por 4-1 na terceira e última jornada da ronda de elite da competição, que se realizou no Pavilhão João Rocha, e vão agora discutir a final four - marcada para o início de Maio - com os espanhóis do FC Barcelona e AE Palma Futsal e com o SL Benfica.
Com uma grande atmosfera na casa das modalidades, o Sporting CP sabia que partia em vantagem, uma vez que o empate seria suficiente, mas isso não impediu o conjunto de Nuno Dias de procurar o golo desde o primeiro minuto. Logo aos dois minutos, Zicky Té criou a primeira ocasião clara, obrigando Tom Cardoen a defender.
O pivô português voltou a ameaçar, assim como Alex Merlim, Tomás Paçõ ou Wesley França, e só dava Sporting CP. Tanto que, aos sete minutos, Bernardo Paçó subiu no terreno e rematou a acertar em cheio no poste.
Cheirava a golo e o 1-0 apareceu mesmo aos nove minutos, quado Alex Merlim bateu a bola parada, Tomás Paçó deu para Zicky e este tentou o golo, mas o guarda-redes defendeu. Na recarga, Diogo Santos não perdoou e inaugurou o marcador para explosão do Pavilhão João Rocha.
Numa das raras chances do RSC Anderlecht Futsal, Cainan atirou, de livre, para excelente defesa de Bernardo Paçó, mas a toada continuou a mesma e o Sporting CP chegou, com naturalidade, ao 2-0: grande jogada de contra-ataque e, depois de tabelar com Taynan, Pany Varela não vacila na cara do guardião.
Já depois de Tomás Paçó ter ficado muito perto do golo, o RSC Anderlecht Futsal conseguiu reduzir, ainda que nada o fizesse prever, por intermédio de Gréllo aos 18 minutos, deixando tudo em aberto para o segundo tempo.
No entanto, e embalado pelas bancadas, o Sporting CP não baixou o ritmo e voltou para os 20 minutos finais com a mesma atitude, não sendo surpreendente, assim, o facto de ter feito o 3-1 logo aos 23 minutos, quando Zicky Té, à meia-volta, finalizou com grande qualidade.
A perder por dois novamente, o RSC Anderlecht Futsal apostou no 5x4 aos 28 minutos e podia ter dado frutos pouco depois, quando Marcênio acertou na trave.
Contudo, a reacção verde e branca foi de alto nível: aos 32 minutos, Bernardo Paçó conseguiu agarrar a bola e marcar de baliza a baliza, numa grande demonstração de frieza e precisão. O Pavilhão João Rocha gostou e festejou pela quarta vez.
Até ao final, apesar do 5x4, o RSC Anderlecht Futsal não conseguiu criar oportunidades suficientes para ameaçar o Sporting CP, que até teve nos pés de Zicky Té uma enorme oportunidade desperdiçada aos 36 minutos.
Sem surpresas, o 4-1 manteve-se firme até ao final e os Leões confirmaram o triunfo e o primeiro lugar do grupo na ronda de elite, seguindo para a final four da UEFA Futsal Champions League em ambiente de festa no Pavilhão João Rocha.
De volta à Liga, o Sporting CP vai, no próximo fim-de-semana, visitar a AD Fundão.
Sporting CP: Gonçalo Portugal [GR], Diogo Santos, Tomás Paçó, Zicky Té, Hugo Neves, Wesley França, João Matos [C], Pauleta, Anton Sokolov, Bernardo Paçó [GR], Pany Varela, Tiago Macedo, Alex Merlim e Taynan.